Durante a 19ª edição do Encontro Técnico do Leite, realizada na última sexta-feira (3), o presidente do Sindicato Rural, Ruy Fachini, destacou o desenvolvimento do setor lácteo em Mato Grosso do Sul. "Há seis anos, Mato Grosso do Sul ocupava a 12ª posição no ranking nacional de produção de leite. Hoje, estamos na 15ª posição. Este evento traz ferramentas importantes para o desenvolvimento da nossa atividade que é a informação e o conhecimento", salientou.
Fachini reforçou que uma das principais dificuldades do setor está na ineficiência logística. "O produtor do Estado produz apenas mil litros por vaca ao ano, enquanto a média nacional é de 1,5 mil litros e o maior produtor, Rio Grande do Sul, produz três mil leites".
Em seu discurso, Wilson Igi, salientou que o setor tem como característica a sazonalidade. "A produção na primavera/verão é bem maior quando comparado ao outono/inverno. A causa é a baixa quantidade e qualidade de alimentados ofertados à vaca na estação mais fria: insuficientes até para a manutenção corporal, comprometendo dessa forma a saúde, a produção e a reprodução das vacas e, principalmente, a renda do produtor". Igi salientou o evento trouxe informações ao produtor de como é possível aumentar a viabilidade econômica do setor por intermédio da informação.
O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, também falou sobre os gargalos do setor. "O atual preço do leite é, possivelmente, um dos maiores da história. Entretanto, o setor sofre com altíssimos custos de produção. Por isso, precisamos de ter eficiência para conseguirmos margens mais elevadas".
Encontro Técnico do Leite
Com quase duas décadas de realização, o Encontro Técnico do Leite se consolidou com um dos principais eventos do setor lácteo do Estado e já consta na agenda nacional. Nesta edição, as palestras abordaram temas que vão de adubação estratégica ao uso da cana-de-açúcar na alimentação animal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis

Athayde Nery assume cargo na Casa Civil

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado







