O Projeto de Lei 2943/2025, protocolado na Câmara dos Deputados pela deputada federal Camila Jara (PT-MS), altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) e amplia os direitos familiares ao incluir a obrigatoriedade de orientação e treinamento básico de primeiros socorros a pais ou responsáveis por recém-nascidos pré-alta hospitalar.
Camila Jara articula apoio entre pediatras, enfermeiros, especialistas em urgência e emergência e parlamentares ligados à pauta da saúde infantil.
O treinamento com foco em manobras de desengasgo, evitando a perda das vítimas, pois segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, 15 bebês morreram engasgados por dia durante o ano de 2022. Um estudo mais abrangente do Sistema Único de Saúde (SUS), mostrou que entre 2009 e 2019, o número de mortes por engasgo notificados em crianças de 0 a 9 anos de idade foi de 2.148 óbitos.
O período de internação pós-parto seria uma oportunidade estratégica para capacitar pais e mães. “Essa é uma medida de saúde pública que salva vidas e fortalece a proteção à primeira infância. Quando o Estado compartilha conhecimento com as famílias, ele amplia o cuidado e evita tragédias que poderiam ser prevenidas com uma simples manobra”, defende Camila Jara.
A iniciativa prevê que a orientação seja dada por hospitais, clínicas e maternidades e se alinha às diretrizes da Organização Mundial da Saúde, que destaca a importância da educação em saúde para reduzir a mortalidade infantil.O projeto aguarda despacho para tramitação nas comissões de mérito da Câmara.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas


Projeto é da deputada federal, Camila Jara (Bruno Spada/Câmara dos Deputados)



