O governador Reinaldo Azambuja assinou um termo de cooperação técnico com a Embaixada dos Estados Unidos, na área de segurança pública, para troca de informações no serviço de inteligência, banco de dados e até treinamento dos servidores, para qualificar e ampliar o combate a criminalidade.
A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (19), no gabinete da Governadoria, com a presença do embaixador dos Estados Unidos, Todd Crawford Chapman. O acordo formalizado já existe na prática e agora será ampliado, com a troca de informações na área de inteligência, que vai subsidiar futuras ações da segurança pública.
“Este termo de acordo na área de segurança é o início de um trabalho conjunto, que já vem acontecendo entre as duas partes e agora se fortalece, porque teremos a oportunidade de treinarmos nossos policiais nos Estados Unidos, tendo esta troca de experiência extremamente saudável”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.
Ainda ponderou que as parcerias podem se estender para outras áreas, como saúde, educação, economia e desenvolvimento sustentável. “Conversamos com o embaixador e ele quer construir um protocolo de intenções em diferentes setores”, disse.
O embaixador elogiou o trabalho de destaque do Estado na segurança pública. “Fizemos este acordo para troca de informações, com treinamento na área e já conversamos na possibilidade de expandir a parceria, já que Mato Grosso do Sul tem um trabalho forte e destaque no setor e região de fronteira, no combate ao crime organizado”.
Acordo de cooperação - O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, ressaltou que esta parceria com o governo americano já existe na prática, mas que agora foi formalizado e terá ampliação, entre elas a troca de informação do banco de dados de ambas as partes, para reforçar as atividades de inteligência.
“Se trata de uma parceria importante de ambos os lados, o Estado vai disponibilizar o seu banco de dados e teremos acesso ao deles no que foi combinado e seja interesse de Mato Grosso do Sul”, explicou Videira.
O embaixador ressaltou que o trabalho na área de segurança precisa ser em equipe. “Sabemos da dificuldade de um estado na área de fronteira, por isso a importância da troca de informações e experiência, aqui é um Estado que tem um trabalho consolidado e eficiente”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis

Athayde Nery assume cargo na Casa Civil

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado








