Menu
Menu
Busca sexta, 23 de janeiro de 2026
Gov IPVA Jan26
Geral

Resolução de redução de gases de efeito estufa dos combustíveis é aprovada

Decisão está publicada no Diário Oficial da União

27 dezembro 2022 - 13h30Evelyn Thamaris, com Informações Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro aprovou resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que define metas compulsórias anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para a comercialização de combustíveis nos próximos dez anos, no âmbito da Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio). A medida foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União.

A resolução fixa o valor da meta global para o período entre 2023 e 2032, além dos intervalos de tolerância. Pela 2023, as distribuidoras terão de adquirir 37,47 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs).

Para o período 2024/2031, não houve alteração nas metas que já haviam sido estabelecidas pelo CNPE em outubro de 2021, mas houve adição de valores para o ano de 2032, definido agora em 99,22 milhões de CBIOs.

Redução de emissões

Os créditos de descarbonização fazem parte do programa RenovaBio, que determina que os distribuidores de combustíveis líquidos têm uma meta compulsória de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa.

O crédito é emitido por produtores e importadores de biocombustíveis, devidamente certificados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O volume a ser adquirido pelas distribuidoras é baseado nas notas fiscais de compra e venda dos combustíveis. A meta anual de descarbonização dessas empresas que vendem combustíveis fósseis é calculada pela ANP.

Adquirir CBIOs é a única forma de atingir as metas. De acordo com Ministério de Minas e Energia, um CBIO equivale a uma tonelada de emissões evitadas, o que representa sete árvores em termos de captura de carbono.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imagem ilustrativa
Geral
Aberto processo eleitoral para Conselho Municipal LGBTQIA+
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 55 milhões nesta quinta
O parcelamento é destinado a quem não realizou o pagamento em cota única
Geral
IPVA 2026: Primeira parcela do pagamento vence no dia 30 de janeiro
Rotary Club de Campo Grande recebeu 5 cadeiras
Geral
Way Brasil e AGEMS realizam primeira entrega de cadeiras de rodas do Tampamania
Sede da Anvisa
Brasil
Anvisa manda recolher lote de chocolate Laka e tira glitter proibido do mercado
Ambulâncias do Samu 192
Saúde
'Batida' do Ministério da Saúde no SAMU ocorre após caso parar no Ministério Público
Droga apreendida - Foto: BPMRv/PMMS
Polícia
Polícia intercepta 200 quilos de droga na MS-156 que iriam para o Rio Grande do Sul
Marcelo Luiz Brandão Vilela e prefeita Adriane Lopes - Foto: Redes Sociais
Saúde
Secretário admite falta de recursos e Hospital Municipal segue travado em Campo Grande
Cães de ONG - Foto: Roberto Higa
Justiça
TJ manda prefeitura de Campo Grande sair da omissão e cuidar de animais abandonados
Imagem de agentes da Polícia Federal
Polícia
Quadrilha que vendia dinheiro falso pela internet é alvo de operação da Polícia Federal

Mais Lidas

Ambulâncias do Samu 192
Saúde
Prefeitura faz "maquiagem" às pressas no SAMU para tentar enganar Ministério da Saúde
Movimentação de PMs no local
Polícia
Gerente mata dono de salgaderia a facadas e, em seguida, tira própria vida na Capital
Ilustrativa
Polícia
Mulher lava calçada 5h da manhã e leva surra da vizinha na Moreninha
Viatura da DEAM -
Polícia
Mulher morre e Campo Grande investiga possível feminicídio