Menu
Menu
Busca sexta, 26 de julho de 2024
Secovi - Julho24
Geral

Retrospectiva JD1: Pantanal, a novela que colocou MS no topo da audiência

Remake reacendeu protagonismo do pantanal sul-mato-grossense no país

25 dezembro 2022 - 12h30Sarah Chaves    atualizado em 26/12/2022 às 08h41

Trazendo mais notoriedade a um dos biomas mais preservados no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a novela Pantanal deu holofotes para situações que só ocorrem nesta região do Brasil, ressaltando riquezas da fauna, como a onça pintada, o jacaré de água doce e a sucuri verde e flora com longas paisagens de Mata Atlantica e rios. 
 
O remake chegou com tudo depois de 32 anos e seu primeiro episódio também foi marcado por outra inauguração aguardada pelos sul-mato-grossenses, o Bioparque do Pantanal. Os bastidores com cenas gravadas nos municípios de MS e histórias de atores em solo pantaneiro renderam muitas lembranças. Confira:  
 
PRIMEIRO EPISÓDIO
A novela, que teve cenas gravadas no Pantanal teve uma exibição especial para público reservado no Bioparque Pantanal, que foi inaugurado na manhã do dia de estreia da novela em 28 de março. 

Trazendo atores como Leopoldo Pacheco, Juliana Paes e José Loreto ao Pantanal, a novela também teve como elenco Jesuíta Barbosa como Jove, Letícia Salles e Dira Paes como Filó, Bruna Linzmeyer e Karine Tales como Madeleine, Alanis Guillen como Juma Marruá e Osmar Prado como Velho do Rio.

PERRENGUE COM JACARÉ 


A atriz Bella Campos, que interpretou a Muda na novela, revelou, no programa "Que história é essa, Porchat?" da GNT, que teve a perna mordida por um jacaré, enquanto nadava no rio em um dia de folga das gravações. 

"Ele abriu toda a boca. Era muito grande. Um mega jacaré e ele abocanhou a minha perna", contou a jovem. A atriz diz que era por volta das 16h da tarde, quando decidiu dar um último mergulho antes de ir embora. Ao voltar para a margem sentiu uma pressão muito forte na perna. "Por instinto, eu dei um tapa. Tudo em um milésimo de segundo. Quando a minha mão bateu, eu senti que era um jacaré", relatou. Logo em seguida Bella foi atendida por um médico que já tinha cuidado de outros cinco pacientes, também feridos por jacarés. 

"O Almir Sater disse para ver se não tinha ficado nenhum dentinho, porque se não procura, arruma, aí infecciona”, contou a atriz. 

MANCADA DO “JOVE” 

Ao falar de Campo Grande, ou melhor, do cenário político da Cidade Morena, os roteirista e o diretor não se atentaram a um detalhe importante da política local. Tudo começou quando na trama, José Lucas de Nada (Irandhir Santos), se deslocou até Campo Grande para tentar fazer carreira política, acompanhado de Jove (Jesuíta Barbosa) e Irma (Camila Morgado).  

O problema se deu quando Jove e Irma retornaram para a Fazenda, e contaram sobre "o que rolou" na Capital. "O Ari promoveu um encontro com o prefeito e com vereadores também", revelou Joventino à Zé Leôncio, Filó e Juma 

Como a novela se passa nos dias atuais, a problemática criado foi devido Campo Grande ser comandada por uma prefeita. Desde abril de 2022. O deslize não passou despercebido e chamou a atenção dos que estavam mais atentos, que se manifestaram nas redes sociais. "Pararam de pesquisar sobre Campo Grande e deu nisso, não sabem nem quem é a prefeitA da Capital", ressaltou outro, indignado com a gafe. 

Bruno Luperi, autor do remake, afirmou ter entregue todos os capítulos escritos para a TV Globo antes mesmo do folhetim estrear em março, quando Trad ainda era o prefeito. Apesar disso, o escritor revelou recentemente que passou todos esses meses fazendo uma alteração ou outra na história. 

QUEIMADAS NO PANTANAL 


Uma triste realidade enfrentada todos os anos, desta vez foi amplamente divulgada. A atriz Alanis Guillen, que interpretou a personagem Juma, na novela “Pantanal”, postou no Instagram registro das fumaças de queimadas que atingem o bioma pantaneiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 30 militares em seis viaturas e uma aeronave estavam na região combatendo os focos das chamas. 

Conforme a assessoria da novela “Pantanal”, em nota enviada ao g1, o local onde a foto foi tirada ficava a quilômetros dos sets de gravações da atração das nove. As cenas da novela estavam sendo gravadas no Pantanal da Nhecolândia, em Aquidauana (MS), a 141 km de Campo Grande. 

ATORES SUL-MATO-GROSSSENSE 


Bruno Moser e Tero Queiroz

A novela além de ter cenas gravadas no Mato Grosso do Sul, também teve atores do nosso estado. O ator, jornalista e bolsista do Projeto Mídia Ciência (UEMS) e da Fundect, Bruno Moser, encararou um dos maiores desafios de sua carreira, ele foi escalado para atuar na novela Pantanal no papel de um agente ambiental. 

“Eu tenho 15 anos de teatro, essa é a primeira vez que participo de uma produção tão grande e é um prazer poder participar de uma obra tão significativa e que vai ficar na memória da dramaturgia brasileira”, contou o ator no período em que gravava. 

Tero 
Ator, músico e também jornalista, Tero Queiroz fez a participação na primeira fase da novela, e apareceu logo na estreia.  “Eles usaram as cenas que gravamos e eu curti fazer. Zelito é um peão e vi isso na tela”, comenta sobre seu personagem. 
Aos 25 anos, Tero Queiroz já fez cinema e produções como “A vez de matar, a vez de morrer”, a série “Insustentáveis”, o curto “Dois Bois”.  

ONÇA CANCELADA 


Com todos os olhos voltados para o Pantanal durante a exibição da novela,  uma cena típica da vida selvagem repercutiu nas redes de forma um pouco contraditória.

O estudante de biologia João Pedro Salgado, divulgou uma série de fotos que mostrava uma onça-pintada predando um capivara no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Não demorou para o felino ser "cancelado" no Twitter por estar "almoçando". A repercussão dos internautas chocou vários profissionais ligados à vida selvagem. 

Na internet, de um lado, alguns comentários debocharam do cenário e compararam a situação com homicídios: "vou começar a postar fotos e vídeos de pessoas sendo mortas em assistentes [acidentes] e assassinadas..." disse um post. Do outro lado, biólogos defenderam o registro feito pelo biólogo, dizendo que as fotos mostram fielmente como a natureza é.

João esperava uma repercussão com a sequência de fotos, mas não tanta. "Acho que isso mostra o descolamentos da natureza que as pessoas estão no momento. Algo preocupante no meu ponto de vista, pois um dos lemas da conservação é 'conhecer para preservar', como vamos preservar algo que as pessoas estão demonstrando ao menos conhecer?", questionou. 

FAZENDA DE ALMIR SATER 

Almir Sater e a mulher Ana Paula acolheram parte do elenco em sua fazenda no Mato Grosso do Sul. Vários atores citaram que se hospedaram no local e participaram de rodas de viola e avistaram alguns animais do Pantanal, como foi o caso de Dira Paes, Marcos Palmeira e Renato Góes. 

Renato Góes, que interpreta José Leôncio na primeira versão, recebeu a mulher Thaila Ayala, grávida do primeiro filho do casal na casa de Almir Sater. “Comentei com o Almir, ‘se a gente visse uma onça, qual seria a melhor reação?’. Ele falou que a gente tentaria ficar olhando para ela, mas andando para trás, tentar voltar para casa. Dois, três, minutos depois aparece uma onça, no mesmo rio que a gente está, só que mais distante.” 

“A gente ficou dentro do rio olhando, ela veio em nossa direção, eu saí, peguei o celular, comecei a filmar e aquela experiência foi maravilhosa. Vai ficar marcado para sempre na minha memória”, concluiu Renato Góes.

Almir fez o peão violeiro Trindade na primeira versão, exibida em 1990 na Manchete, e no remake fez o chanaleiro Eugênio.  Desta vez, Gabriel Sater, filho do músico, interpretou o peão vivido por ele na primeira versão da novela.

 

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dona Neli e seus netos
Comportamento
JD1TV - Dia dos Avós: Vovó Neli ensina receita de 'cueca virada' ao lado dos netos
Remco Evenepoel
Esportes
Ciclista belga detona qualidade de percurso das Olimpíadas
Foto: Divulgação
Geral
Brasil Ride Bonito 2024 começa na próxima semana
Foto: CBMMS/Gretap
Geral
Operação Pantanal: Equipes combatem o fogo próximo a fazendas em MS
Foto: Sinergia-MS
Geral
Empresa abre vagas para eletricistas e operador de munck na Capital
Foto: Chico Ribeiro
Geral
Para captar investimentos, Estado institui a Invest MS
Rose Modesto falou sobre a possível pré-candidatura
Justiça
Juiz proíbe Rose Modesto de impulsionar propaganda negativa contra administração
Sargento da PMMS é preso após condenação por furto de celular em ocorrência
Justiça
Sargento da PMMS é preso após condenação por furto de celular em ocorrência
Urna eletrônica
Justiça
Justiça eleitoral 'barra' divulgação de pesquisa em Campo Grande
Lotofácil da independência pode pagar R$ 200 milhões; maior prêmio da história
Geral
Lotofácil da independência pode pagar R$ 200 milhões; maior prêmio da história

Mais Lidas

Happy Land, Mundo Encantado da Disney, em Brasília
Comportamento
Um pedaço da Disney em Campo Grande? Parque e personagens chegam em agosto
Centro de Campo Grande
Cidade
Campo Grande lidera ranking de capital mais competitiva em Capital Humano do Centro-Oeste
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Educação
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Desembargador aposentado Paulo Alfeu Puccinelli, foi Vice-Presidente do TJMS no biênio 2009-2011 -
Justiça
MP pede nova perícia financeira em ação contra desembargador que 'favoreceu' Jamil Name