Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
TJMS Abril24
Geral

Sem aumento salarial, funcionários da Energisa-MS ameaçam entrar em greve

Existe a possibilidade de paralisação dos eletricistas e demais trabalhadores da empresa no chamado por eles de "natal sem luz"

07 dezembro 2018 - 09h35Da redação com assessoria    atualizado em 07/12/2018 às 12h05

Os trabalhadores da Energisa-MS ameaçam entrar em greve neste fim de ano, caso a concessionária de energia elétrica não conceda reajuste salarial acima da inflação para categoria. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia no Estado do Mato Grosso do Sul (Sinergia-MS) já realizou seis rodadas de negociação com a empresa e não chegou a um acordo. E a possibilidade de um “natal se luz” está cada vez mais próxima, segundo o presidente da Sinergia-MS.

As principais reivindicações dos trabalhadores são manutenção de todos os direitos adquiridos, reposição da inflação mais 1,5% de ganho real no salário e 6% de reajuste nos tickets. O sindicato exige ainda o fim da pressão excessiva por resultados e um Plano de Cargos e Salários (PCS) transparente e justo.

Elvio Vargas, presidente do Sinergia, disse ao JD1 Notícias que mesmo com um lucro líquido de R$ 115,5 milhões nos primeiros nove meses de 2018, o que representa aumento de 96,8% em relação ao mesmo período do ano passado, a Energisa-MS se recusa a dar aumento real aos eletricitários e oferece apenas a reposição da inflação, além de impor mudanças no banco de horas e em outras cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho. A média salarial dos eletricistas é de R$ 1.500, atualmente. 

“A empresa tem alta lucratividade e na hora de valorizar os funcionários que são responsáveis pelos resultados somos tratados com esse descaso, a concessionária não reconhece os trabalhadores e ainda quer retirar direitos”, critica o presidente.

Ele disse que cerca de 80% dos trabalhadores da empresa são filiados ao sindicato e nos últimos meses o número de adesão vem subindo devido a reforma trabalhista no país. "Os trabalhadores, estão buscando uma forma de ter uma segurança" explicou Vargas.

Para o presidente, o descaso com o funcionário e a busca por lucro resultam em serviços precários à população, que continua pagando tarifas elevadas. A 4ª revisão tarifária média foi de 9,87%, sendo 10,65% para os consumidores de baixa tensão e 7,91% para os consumidores de média e alta tensão.

“Nós pagamos uma das tarifas mais caras do país, a empresa coloca o lucro na frente do trabalhador e da população, prova disso, é que ela deixou de fazer o serviço de ligação de urgência porque fez as contas e viu que seria necessário muito investimento. Então, mesmo a população pagando caro pelo serviço, isso não chega para o trabalhador e não é devolvido em qualidade ao cliente”, avalia Elvio.

A deliberação da greve pode ocorrer esse mês e conforme Elvio Vargas os funcionários devem para exercendo o chamado “natal sem luz” e mantendo os trabalhos somente de serviços essenciais como hospitais.

A concessionária de Mato Grosso do Sul é a que mais lucrou no grupo Energisa. Dados do relatório financeiro do grupo apontam que Energisa-MS teve o melhor desempenho nas vendas de energia, com crescimento de 5,4%, acima do índice nacional que foi de 1,3%.

A redação entrou em contato com a Energisa-MS que enviou nota sobre a negociação anual e disse que busca atender os interesses dos colaboradores e que não existe a possibilidade de um "natal sem luz".

Nota | Energisa

A Energisa informa que o acordo coletivo é um processo negocial anual que acontece entre a entidade sindical e a empresa, buscando atender os interesses dos colaboradores e o equilíbrio econômico-financeiro da companhia.

Vale ressaltar que a concessionária está sempre aberta ao diálogo e trabalha com responsabilidade, garantindo o bem-estar dos seus colaboradores, a exemplo da pesquisa de clima realizada neste ano pelo Instituto GPTW (Great Place to Work) – internacionalmente reconhecido - onde a Energisa MS atingiu o índice de 79,01% de confiança, consolidando-se como uma excelente empresa para se trabalhar, com um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.

A Energisa possui a concessão de um serviço público federal considerado essencial para toda a população e reforça que, tem garantido por lei o efetivo mínimo de colaboradores que viabilize o pleno atendimento à sociedade sem colocar em risco o serviço prestado pela distribuidora, garantindo a segurança dos colaboradores e clientes.

(Matéria editada ás 11h50 para acréscimo de informações)

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 24/04/2024
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 24/04/2024
"Playboy da Mansão" Marcel Costa Hernandes Colombo, 31 anos, foi assassinado com tiros de pistola 9mm
Justiça
Após derrotas recursais, 'Jamilzinho' vai a júri pela morte de 'Playboy da Mansão'
O corpo da vítima foi encontrado carbonizado, com algemas nas mãos e marcas de tiros -
Justiça
'Vitinho do Carandiru' é condenado a 10 anos de prisão por homicídio em Campo Grande
Joca e João
Geral
Cachorro morre após erro de companhia aérea
Apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor
Geral
"Lua Cheia Rosa" será visível em todo o país nesta terça-feira; entenda o fenômeno
MPMS investiga contrato milionário entre Prefeitura de Ladário e escritório de advocacia
Justiça
MPMS investiga contrato milionário entre Prefeitura de Ladário e escritório de advocacia
Prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo -
Política
Vereadores de Sidrolândia aprovam CPI contra prefeita após escândalo de corrupção
Foto: O Pantaneiro
Geral
Jurássicos: Nioaque recebe cognome oficial de "Vale dos Dinossauros"
'MS Ativo Municipalismo' investirá em programas em cooperação com municípios
Geral
'MS Ativo Municipalismo' investirá em programas em cooperação com municípios
mpms compressed
Justiça
MP apura possível crime eleitoral na transferência de títulos de indígenas em Dourados

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro