O assédio virtual será o tema do 1º Encontro da Rede Municipal de Ensino (Reme): “Bullying e Cyberbullying: quando a brincadeira perde a graça!”, que integra o Programa “Educação em Foco: múltiplas dimensões da formação continuada”.
A abertura será na segunda-feira (5), às 13 horas, no Centro de Formação da Semed. O objetivo é fortalecer o trabalho das escolas municipais para disseminação de práticas cidadãs nas diferentes etapas de ensino, fomentando a discussão sobre formas de enfrentamento e prevenção ao bullying e cyberbullying.
O evento é coordenado pela Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais, Superintendência de Gestão e Normas, Divisão de Educação e Diversidade e Gerência de Ensino Fundamental e Médio e deve reunir pelo menos 200 pessoas entre diretores, professores, coordenadores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Serão debatidos três temas no evento, abordando desde a intervenção e prevenção do bullying até suas implicações na vida do adolescente. As palestras serão ministradas pelas professora doutora Ordália Alves de Almeida, pela advogada Márcia Regina Soares e pelo psiquiatra Rodrigo Ferreira Abdo.
Este é o primeiro encontro de várias ações que a Semed irá organizar nas escolas, que a partir desse evento, serão orientadas quanto a preparação de diversas atividades que serão desenvolvidas no terceiro bimestre.
A ideia é que o aprendizado adquirido através das palestras e repassado aos alunos promova uma reflexão sobre o tema.
Nas escolas da Reme são desenvolvidos projetos isolados, com acompanhamento pedagógico, quando se observa a prática do bullying.
Os atos praticados pelo bullying, inclui rotulação pejorativa, discurso de ódio, comentários sexuais, ameaças, colocando o alvo em ridicularização ou falsas declarações com o intuito de humilhação.
A expressão “cyberbullying” é de origem inglesa. Seu significado menciona a prática do uso de tecnologia de informação e comunicação para cometer comportamentos hostis, repetidos e deliberados contra um indivíduo ou grupo com intenção de prejudicar o outro.
Preocupação
O tema é uma preocupação constante, tanto que em maio a Semed realizou o ciclo de oficinas Segurança, ética e cidadania na internet, que contou com palestra do psicólogo e diretor de Educação da ONG Safernet Brasil, Rodrigo Negemi.
A secretária municipal de Educação, Ilza Mateus, também tem participado de seminários e encontros sobre bullying, promovidos por órgãos públicos e entidades.
Em Campo Grande, a lei municipal n° 4.854, sancionada em 10 de junho de 2010, dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no projeto político pedagógico elaborado pelas escolas.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







