A sétima edição do programa “MS Em Ação – Segurança e Cidadania”, chega a Aldeia Alves de Barros em Porto Murtinho no próximo sábado (26) das 8h às 17h, na Escola Estadual Alves de Barros, e visa atender cerca de 1.500 indígenas que vivem na região e nas comunidades: Campina, Córrego do Ouro, São João, Barro Preto e Tomázia.
Promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Secretaria de Estado de Cidadania (SEC) e mais de 40 instituições públicas e privadas. O programa oferece serviços essenciais à cidadania, como a emissão de documentos pessoais, incluindo RG, CPF, Carteira de Trabalho, segunda via de certidão de nascimento, certidão de residência, declaração de atividade rural e título de eleitor.
Haverá também atendimentos de saúde com foco na prevenção e nos cuidados básicos, como imunização, testes rápidos para Hepatite B e C, Sífilis e HIV, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico e apoio médico com suporte da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria-Geral de Polícia Cientifica.
“O MS Em Ação tem se consolidado, a cada edição, como um importante instrumento de promoção da segurança e da cidadania, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas que vivem em regiões distantes dos centros urbanos. Nossa expectativa é seguir levando o Governo do Estado cada vez mais perto de quem mais precisa, por meio de parcerias fundamentais que tornam esse evento possível e eficaz”, destacou o secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, que coordena o programa.
A população indígena contará ainda com os serviços da Justiça Itinerante, que oferecerá atendimentos como reconhecimento de união estável, conversão de união estável em casamento e ações cíveis envolvendo valores de até 40 salários mínimos, como cobranças, pedidos de indenização e casos de acidentes de trânsito.
O SENAI ministrará curso de reparos elétricos; a DEAM e o Promuse/PMMS farão palestras e orientações sobre violência doméstica; o Corpo de Bombeiros apresentará palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA); a Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude levará o programa Inspira Jovem; e a Subsecretaria de Políticas para Mulheres divulgará a campanha “Todas Diferentes – Todas Importantes”. A Polícia Militar também participará com as palestras do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Confira a programação completa da 7ª edição do 'MS Em Ação' no link.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Foto: Matheus Carvalho/Sejusp 



