Menu
Busca quarta, 28 de julho de 2021
(67) 99647-9098
Senai - EAD_senai_graduação
Geral

Terapia precoce de casais pode evitar conflitos mais sérios, diz psicóloga

Dia dos Namorados também é dia de reforçar a relação de maneira mais duradoura com auxílio psicológico

12 junho 2021 - 13h30Sarah Chaves

Como está a saúde do seu relacionamento ? No dia dos namorados é comum aproveitar para dar presentes ou fazer uma programação romântica, e ver histórias de apaixonados que estão há 50 anos juntos, mas até que ponto superar as diferenças sem apoio pode ajudar a construir uma relação duradoura, nesse ponto a psicologia pode ajudar.

A psicóloga, e terapeuta de casais há 3 anos, Luana Caroline Nunes conta como os casais chegam no consultório em momentos conturbados para “salvar” o casamento. “Geralmente os casais que costumam procurar a terapia são aqueles que estão passando por uma grave crise, em que pelo menos um dos parceiros já pensou em separação”.

Diferentes do que pode-se imaginar, Luana conta que a terapia de casal não é procurada apenas por casais com longo tempo de relacionamento, e a adesão de casais mais novos tem sido maior durante a pandemia. “Já atendi casais de namorados, noivos, recém casados que estão tendo dificuldades em conviver com as diferenças e adaptação da vida a dois. Hoje no meu consultório, a procura tem sido maior por casais com tempo relativamente curto de relacionamento (menos de 10 anos)”.

A psicóloga aponta que nesses últimos dois anos tem crescido a iniciativa dos homens em propor e procurar pela terapia de casal, “um fato curioso”, observou Luana.

A procura da terapia de casais nem sempre deve ser feita como “remédio”, para crises, e pode ser vista como prevenção, situação que nem sempre acontece. “Ainda são raros os casais que procuram a terapia de casal de forma preventiva. Seria muito importante que os casais pudessem buscar por ajuda de um profissional logo quando os pequenos impasses e divergências começassem a aparecer. Assim, poderia evitar conflitos mais sérios, um desgaste, muitas vezes desnecessário, ou que seriam facilmente resolvidos se tivessem uma maior habilidade conjugal”.

Quanto tempo costuma durar esse processo?

Conforme explicou a terapeuta não há um tempo de duração para a terapia de casal. "Isso vai depender em que nível está o problema, da capacidade do casal em entender os pontos de conflitos que estão servindo de obstáculo para se relacionarem, do quanto o casal está aberto para a mudança, da capacidade e habilidade de cada um em mudar, e se os objetivos do casal foram alcançados".

A terapia de casal pode ser considerada uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, desabafar e construir saídas para as dificuldades que estão “minando” a relação. "O psicólogo se utiliza do papel de mediador, que, utilizando-se das técnicas adequadas pode auxiliar o casal a encontrar estratégias mais assertivas para um diálogo mais construtivo, respeitoso e empático", revela a terapeuta.  

Resultados

"A maioria dos casais que permanecem na terapia de casal sentem-se genuinamente ajudadas e conseguem melhorar efetivamente sua relação. Há um efeito terapêutico que surge assim que o casal percebe que suas queixas estão sendo entendidas pelo cônjuge e a esperança e motivação aumenta à medida que ambos se mostram verdadeiramente empenhados em querer fazer a relação dar certo", concluiu Luana Caroline.

Serviço

A Clínica Luana C. Nunes, fica na Rua Espírito Santo 1.125 e realiza psicoterapia, individual, conjugal e familiar, e pode ser contactada através do número (67): 99282-1753.

Vai di Vinho

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Comissão de Direitos Humanos debate migração no contexto da pandemia
Geral
Com duas vaginas, influencer do OnlyFans dá à luz a bebê saudável
Geral
Depois de quatro anos paralisada, UTE William Arjona é reinaugurada em Campo Grande
Geral
Com Covid, Arlindo Namour morre no Proncor
Geral
Vídeo: 'Rapidinha' na cozinha da errado e casal é flagrado só no love
Geral
Vídeo: Ator da Globo é flagrado agredindo namorada
Geral
Prefeitura oferece design de sobrancelhas e esmaltação a usuárias do SUS
Geral
Morre o advogado Gelson Marquês Batista
Geral
Casa de Passagem está aberta para doações e acolhimentos no frio
Geral
Na FIEMS, ministro é cobrado por mais "segurança jurídica"

Mais Lidas

Geral
Vídeo: “Casado me deito, com chifre me levanto”, corno flagra traição da esposa
Brasil
Vídeo: 'Corno escandaloso' descobre traição e faz barraco em estacionamento
Geral
Vídeo: Homem surta e se joga em frente a ônibus em movimento; cenas fortes
Polícia
Pai encontra filho de 18 anos enforcado na varanda de casa