O número de jovens entre 15 e 18 anos que tiraram o primeiro título de eleitor até 21 de março foi de 854.685, informou hoje (29/03) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para emitir o documento e estar apto a votar nas eleições de outubro segue até 4 de maio. O procedimento pode ser feito inteiramente online.
As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais, que contou com a adesão de diversas personalidades, incluindo artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.
A mobilização ocorreu após a Justiça Eleitoral identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo.
O menor nível de participação de adolescentes já registrado ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente para essa faixa etária e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. Quatro anos antes, em 2016, o número era de 2,3 milhões.
Na última eleição presidencial, em 2018, 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título, menor nível para as
Deixe seu Comentário
Leia Também

Relatos apontam para 30 casos de jovens Yanomami grávidas após abusos de garimpeiros

Após novas regras, PF abre recadastramento de armas em MS

Raul Gil é internado em São Paulo e passa por procedimento no esôfago; saiba mais

Salário dos servidores municipais estará na conta nesta sexta-feira

JD1TV: Sucuri de quase dois metros é resgatada em rua de Dourados

Controlador-geral do Município é exonerado

Herculano Borges é o novo diretor da Fundesporte

Cabral tem prisão domiciliar revogada pelo TRF2 em um dos processos

Após medidas, ligações de telemarketing com robôs teve queda de 40%, diz Anatel
