O turismo de Mato Grosso do Sul encerra 2025 com um ano de expansão e reconhecimento. O estado acumulou 11 premiações nacionais e internacionais ao longo do período, ampliou ações voltadas à sustentabilidade, inclusão e acessibilidade e fortaleceu sua projeção no mercado turístico brasileiro e internacional.
Entre os reconhecimentos, estão três prêmios da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, o Troféu Edson Contar – Turismólogo do Ano em MS, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e cinco conquistas no Prêmio Nacional do Turismo, tornando o estado o mais premiado da cerimônia. O diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, também foi agraciado com o Prêmio Professor Mário Beni 2025, na categoria Gestão Pública em Turismo e Eventos.
A pauta ambiental ganhou destaque com a apresentação da Agenda Climática do Turismo na COP 30, em Belém (PA), alinhada à meta estadual de alcançar neutralidade de carbono até 2030. O ano também marcou o lançamento do 1º Guia de Afroturismo de Mato Grosso do Sul e a realização da 1ª Conferência do Afroturismo sul-mato-grossense. No Turismo Acessível, foram entregues roteiro inclusivo e ações de capacitação em Bonito, Jardim e Bodoquena.
Outras iniciativas incluem o Plano de Desenvolvimento do Etnoturismo no Território Indígena NIOAC, o Manual Informativo da Regionalização, diagnósticos municipais e eventos voltados à governança e qualificação do setor.
No mercado, Mato Grosso do Sul esteve presente em 28 eventos nacionais e 12 internacionais, além de promover roadshows, rodadas de negócios, famtours e press trips. Bonito recebeu dois grandes encontros internacionais: o Adventure Elevate Latin America e a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI). Entre as campanhas, o projeto Pantanal Jam conectou música, audiovisual e promoção turística para divulgar o bioma ao país e ao mundo.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Já apostou? Mega da Virada entra na reta final para apostas físicas e online

Dezembro Verde alerta para abandono de animais durante as festas de fim de ano

Ex-campeão de Fisiculturismo de MS morre por infecção após uso de substâncias anabolizantes

Com melhora em internação, Galvão Bueno deve receber alta no sábado

Câmara se despede de Oscar Mendes, servidor mais antigo da Casa

Golpistas usam nome de Marcos Pollon para enganar famílias atípicas

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 26/12/2025

Morre mãe do cantor Bruno, da dupla Bruno & Marrone

Quer prolongar a ceia de Natal? Veja ideias criativas para reaproveitar receitas







