O diretor de Tecnologia da Informação do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Robson Roberto Alencar Duarte, garantiu que os usuários não serão prejudicados devido à falha no sistema do órgão que, desde terça-feira (19) está fora do ar.
Em coletiva na tarde desta quinta-feira (21), Robson detalhou que a emissão de documentos de veículos, emplacamento, transferências, alienações e desalienações de veículos apreendidos no pátio, são os serviços suspensos devido à falha. “Os casos em que houver responsabilidades legais por parte dos proprietários, aqueles que estiverem no prazo que aconteceu o incidente serão abonados”, afirmou.
Robson esclareceu que a falha em um dos equipamentos da empresa B3, responsável pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG), pode ser uma das causas da queda no sistema, impossibilitando a execução de serviços.
Segundo ele, uma equipe de trabalho tem acompanhado de perto todos os testes para identificar a falha. Ele explica que o SNG permite que instituições Financeiras cadastradas, de forma eletrônica, possam registrar diretamente nas bases dos Detrans, a inclusão, alteração, cancelamento ou baixa de gravames restritos à alienação de veículos automotores.
O diretor explica ainda que esse sistema foi instituído pela Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados (Fenaseg) com a anuência do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Apesar de o serviço ser prestado pela B3, as comunicações são monitoradas por equipes técnicas do Detran-MS e Superintendência de Gestão da Informação (SGI).
O problema foi detectado na última terça-feira (19) após uma queda nos links de comunicação das operadoras. Essa queda ocasionou a suspensão nos serviços do país inteiro, mas estes foram restabelecidos no mesmo dia, o que não ocorreu com o Mato Grosso do Sul.
A expectativa é de que o problema seja solucionado ainda nesta quinta. No entanto, não há garantias. A emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e outras consultas continuam funcionando normalmente.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"


Robson Roberto Alencar Duarte, diretor de Tecnologia da Informação do Detran (Joilson Francelino)



