Menu
Busca segunda, 18 de março de 2019
(67) 99647-9098
Geral

Usuário não será prejudicado por falha no sistema do Detran, garante diretor

Sistema está fora do ar desde terça-feira; alguns serviços estão suspensos

21 fevereiro 2019 - 16h34Da redação com informações da assessoria

O diretor de Tecnologia da Informação do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Robson Roberto Alencar Duarte, garantiu que os usuários não serão prejudicados devido à falha no sistema do órgão que, desde terça-feira (19) está fora do ar.

Em coletiva na tarde desta quinta-feira (21), Robson detalhou que a emissão de documentos de veículos, emplacamento, transferências, alienações e desalienações de veículos apreendidos no pátio, são os serviços suspensos devido à falha. “Os casos em que houver responsabilidades legais por parte dos proprietários, aqueles que estiverem no prazo que aconteceu o incidente serão abonados”, afirmou.

Robson esclareceu que a falha em um dos equipamentos da empresa B3, responsável pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG), pode ser uma das causas da queda no sistema, impossibilitando a execução de serviços.

Segundo ele, uma equipe de trabalho tem acompanhado de perto todos os testes para identificar a falha. Ele explica que o SNG permite que instituições Financeiras cadastradas, de forma eletrônica, possam registrar diretamente nas bases dos Detrans, a inclusão, alteração, cancelamento ou baixa de gravames restritos à alienação de veículos automotores.

O diretor explica ainda que esse sistema foi instituído pela Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados (Fenaseg) com a anuência do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Apesar de o serviço ser prestado pela B3, as comunicações são monitoradas por equipes técnicas do Detran-MS e Superintendência de Gestão da Informação (SGI).

O problema foi detectado na última terça-feira (19) após uma queda nos links de comunicação das operadoras. Essa queda ocasionou a suspensão nos serviços do país inteiro, mas estes foram restabelecidos no mesmo dia, o que não ocorreu com o Mato Grosso do Sul.

A expectativa é de que o problema seja solucionado ainda nesta quinta. No entanto, não há garantias. A emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e outras consultas continuam funcionando normalmente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Fazendeiro morre após bater moto contra placa de sinalização
Geral
Reinaldo assume compromisso de asfaltar toda a cidade de Paranhos
Geral
Em entrevista, Marun fala sobre reforma da Previdência
Geral
Microempreendedores são dispensados de pagar alguns tributos em MS
Geral
Governador entrega cem moradias em Paranhos
Geral
Moro mantém Força Nacional em MS
Geral
Testes genéticos contribuem para diagnósticos e tratamento de câncer
Geral
Na semana da água, associação destaca preservação da Bacia do Guariroba
Geral
Netflix vai remover imagens de acidente real de Bird Box
Geral
Fecomércio-MS busca inconstitucionalidade da cobrança do ICMS no STF

Mais Lidas

Polícia
Mistério: adolescentes desaparecem a caminho da escola
Polícia
Homem mata ex-esposa com golpes de machadinha
Polícia
Menina de dez anos se mata com arma do pai, em São Paulo
Polícia
Sul-mato-grossense e namorado morrem em acidente em Porto Alegre