Menu
Busca quinta, 29 de julho de 2021
(67) 99647-9098
Governo - covid atitudes
Geral

Usuário não será prejudicado por falha no sistema do Detran, garante diretor

Sistema está fora do ar desde terça-feira; alguns serviços estão suspensos

21 fevereiro 2019 - 16h34Da redação com informações da assessoria

O diretor de Tecnologia da Informação do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Robson Roberto Alencar Duarte, garantiu que os usuários não serão prejudicados devido à falha no sistema do órgão que, desde terça-feira (19) está fora do ar.

Em coletiva na tarde desta quinta-feira (21), Robson detalhou que a emissão de documentos de veículos, emplacamento, transferências, alienações e desalienações de veículos apreendidos no pátio, são os serviços suspensos devido à falha. “Os casos em que houver responsabilidades legais por parte dos proprietários, aqueles que estiverem no prazo que aconteceu o incidente serão abonados”, afirmou.

Robson esclareceu que a falha em um dos equipamentos da empresa B3, responsável pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG), pode ser uma das causas da queda no sistema, impossibilitando a execução de serviços.

Segundo ele, uma equipe de trabalho tem acompanhado de perto todos os testes para identificar a falha. Ele explica que o SNG permite que instituições Financeiras cadastradas, de forma eletrônica, possam registrar diretamente nas bases dos Detrans, a inclusão, alteração, cancelamento ou baixa de gravames restritos à alienação de veículos automotores.

O diretor explica ainda que esse sistema foi instituído pela Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados (Fenaseg) com a anuência do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Apesar de o serviço ser prestado pela B3, as comunicações são monitoradas por equipes técnicas do Detran-MS e Superintendência de Gestão da Informação (SGI).

O problema foi detectado na última terça-feira (19) após uma queda nos links de comunicação das operadoras. Essa queda ocasionou a suspensão nos serviços do país inteiro, mas estes foram restabelecidos no mesmo dia, o que não ocorreu com o Mato Grosso do Sul.

A expectativa é de que o problema seja solucionado ainda nesta quinta. No entanto, não há garantias. A emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e outras consultas continuam funcionando normalmente.

Vai di Vinho

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Comissão de Direitos Humanos debate migração no contexto da pandemia
Geral
Com duas vaginas, influencer do OnlyFans dá à luz a bebê saudável
Geral
Depois de quatro anos paralisada, UTE William Arjona é reinaugurada em Campo Grande
Geral
Com Covid, Arlindo Namour morre no Proncor
Geral
Vídeo: 'Rapidinha' na cozinha da errado e casal é flagrado só no love
Geral
Vídeo: Ator da Globo é flagrado agredindo namorada
Geral
Prefeitura oferece design de sobrancelhas e esmaltação a usuárias do SUS
Geral
Morre o advogado Gelson Marquês Batista
Geral
Casa de Passagem está aberta para doações e acolhimentos no frio
Geral
Na FIEMS, ministro é cobrado por mais "segurança jurídica"

Mais Lidas

Geral
Vídeo: 'Rapidinha' na cozinha da errado e casal é flagrado só no love
Geral
Com Covid, Arlindo Namour morre no Proncor
Internacional
Vídeo: jovem tenta gravar dança em guindaste, mas despenca e morre
Polícia
Investigação concluí que enfermeiro do HR estuprou paciente em fevereiro