As Eleições Municipais de 2024 estão se aproximando, por isso é bom se adiantar na solicitação da emissão do título pelo Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para poder eleger sua candidata ou seu candidato aos cargos de prefeito e vereador.
Qualquer cidadã ou cidadão brasileiro que tenha 16 anos ou mais pode fazer sua inscrição eleitoral. Cerca de 100 mil pessoas de 15 a 18 anos solicitaram título na Semana do Jovem Eleitor no Brasil.
Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, para as pessoas analfabetas e para os maiores de 70 anos.
Também podem fazer o alistamento cidadãos e cidadãs de 15 anos. Porém, mesmo com o título de eleitor, esses jovens só poderão votar, ainda de forma facultativa, caso já tenham completado 16 anos. Se a eleitora ou o eleitor completar 16 anos no dia da votação, já poderá votar.
O prazo para fazer a inscrição eleitoral vai até 8 de maio de 2024. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para novos alistamentos.
O fechamento do cadastro eleitoral ocorre somente em anos eleitorais para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base no número determinado de eleitoras e eleitores aptos a votar. Por esse motivo, a legislação determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição (artigo 91 da Lei das Eleições – Lei nº 9.504/1997).
Alistamento
O processo de alistamento eleitoral é simples e pode ser realizado de forma presencial no cartório eleitoral mais próximo de sua residência para fazer a inscrição eleitoral. Consulte o Portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado ou uma unidade de atendimento da sua zona eleitoral e verificar se há a necessidade de agendamento.
Já para aqueles que preferem fazer tudo via web, basta acessar o site do TSE ou do TRE-MS e no canto superior direito, clicar na aba “Serviços”, clicar em “Autoatendimento eleitoral”. Em seguida, vá em “Título Eleitoral” e clique na opção “Tire o seu título eleitoral”. Conforme mostrado a seguir:




Após esses passos é só preencher os campos com os dados solicitados.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Supremo analisa se Ministério Público deve arcar com honorários ao perder ação

DOF prende quatro homens em comboio com mercadorias do Paraguai em Sidrolândia

Governo executa obras e reforça segurança na Penitenciária Estadual de Dourados

Empresa é condenada após dispensar funcionária que se preparava para cirurgia em MS

Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes

Brasil deve registrar 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, aponta INCA

Por homicídio cometido em 2000, acusado é condenado a 10 anos de prisão em Campo Grande

Justiça manda prefeitura e Santa Casa recuperarem prédio histórico em Campo Grande

Terenos recebe Festival Cachoeirão 40 Graus nos dias 6 e 7 de fevereiro






