O Governo Federal reconheceu o pintado como apto de exploração, estudo e pesquisa em Mato Grosso do Sul. A medida foi publicada nesta segunda-feira (30), pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima no Diário Oficial da União. Além disso, ela tranquiliza cerca de 9 mil pescadores, pois permite a continuação da pesca da espécie dos rios do estado.
A decisão ocorre também depois de solicitações feitas pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
“A pesca do pintado, portanto, segue todos os normativos já estabelecidos no estado. Ele é possível de ser capturado normalmente pelos pescadores amadores e profissionais, desde que atendam às cotas e medidas máxima e mínima previstas na legislação estadual. Retornamos à regularidade, pois nossa preocupação era de que, até a abertura da pesca, no dia 28 de fevereiro, nós tivéssemos isso regulamentado”, conclui Jaime Verruck, secretário da Semadesc.
De acordo com a Portaria, agora, o Ministério, em articulação com o ICMBio, Ibama e órgãos governamentais e setores da sociedade – em Mato Grosso do Sul, a Semadesc e o Imasul) – vão avaliar permanentemente a implementação do Plano de Recuperação, podendo atualizá-lo sempre que necessário.
No prazo de 24 meses, a partir da publicação da medida, a recomendação do Plano de Recuperação, que reconhece o pintado como passível de exploração, estudo ou pesquisa pela pesca, será tecnicamente reavaliada.
Em até 90 dias, os órgãos competentes deverão publicar norma de ordenamento específica para o pintado, atendendo ao estabelecido no respectivo Plano de Recuperação e à Portaria nº 445, de 17 de dezembro de 2014.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Riedel inaugura novo prédio da Saúde Digital em Campo Grande

Tem coragem? Cinemark dá ingresso para quem usar cueca por cima da calça

STJ nega obrigatoriedade de meia-entrada para estudantes em parques aquáticos

Lote do lado paraguaio da Rota Bioceânica entra em fase de consolidação de estruturas

Cozinheira que sofreu queimadura no trabalho não terá direito a indenização

Projetos com novos limites de gastos da prefeitura chegam à Câmara Municipal

STJ mantém prisão preventiva de homem acusado de matar desafeto em Três Lagoas

Senai abre vagas para cursos técnicos a estudantes do ensino médio em MS

Primeiro alistamento militar feminino tem mais de 500 candidatas em MS
