O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) emitiu parecer prévio contrário à aprovação das contas anuais de governo do exercício de 2023 da prefeitura municipal de Ribas do Rio Pardo, sob responsabilidade do prefeito João Alfredo Danieze (PT).
A deliberação foi tomada por unanimidade durante a 8ª Sessão Ordinária Virtual do Tribunal Pleno. O processo, relatado pelo conselheiro substituto Leandro Lobo Ribeiro Pimentel, aponta uma série de irregularidades na prestação de contas.
Entre os principais motivos para a emissão do parecer contrário estão: o não envio da totalidade dos documentos de remessa obrigatória, a ausência de extratos bancários consolidados com saldos de 31 de dezembro de 2023, divergências entre valores apresentados em demonstrativos e no balanço patrimonial, além de inconsistências no quadro de superávit/déficit financeiro.
O relatório técnico e o parecer do Ministério Público de Contas também destacaram que o controle interno do município foi exercido por servidor comissionado, o que contraria a orientação da Corte de que funções técnicas devem ser ocupadas por servidores efetivos, conforme previsto no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal.
Mesmo após intimação para apresentação de defesa, parte das falhas identificadas não foi corrigida totalmente. O relatório final concluiu que a prestação de contas permaneceu em desacordo com os critérios legais e técnicos exigidos.
O TCE-MS também expediu recomendação ao gestor para que observe com maior rigor as normas que regem a administração pública, especialmente no que se refere à contabilidade, à documentação obrigatória e à ocupação de cargos técnicos.
O resultado deve ser encaminhado à Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, responsável pelo julgamento definitivo das contas, conforme prevê a legislação estadual.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Juiz manda a júri popular homem que matou o patrão em Deodápolis com tiros e golpes de facão

Alvos do MPMS, influenciadores que ridicularizaram o Caps vão pagar mais de R$ 15 mil

STJ nega revogação de prisão de ex-vereador de Sete Quedas investigado por estupro

VÍDEO: Fã da PM, dona Iraci recebe surpresa de militares no aniversário em Três Lagoas

Juíza mantém Rúbia presa por assassinato de jogador em Sete Quedas

Carga de carne desaparece e carreta é encontrada abandonada em Costa Rica

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

Homem em surto invade casa de idosos e morre em Três Lagoas


João Alfredo Danieze - (Foto: Arquivo)



