O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) firmou na terça-feira (27), o Termo de Adesão da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCV-MS) ao Acordo de Cooperação Técnica do programa “MS por Elas: Justiça e Controle são da nossa conta”. A iniciativa tem como foco a implementação da Lei Federal nº 14.899/2024 e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres em todo o Estado.
Com a adesão, a UCV-MS passa a integrar formalmente a rede de proteção, com o compromisso de incentivar a criação e o fortalecimento das Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais. A proposta é promover legislação específica para a defesa dos direitos das mulheres, combater a violência e a discriminação, acolher denúncias e estimular a participação feminina na política local.
De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan, a parceria amplia significativamente o alcance das ações de proteção, especialmente nos municípios do interior. Segundo ele, a adesão cria condições para expandir a rede de atendimento às mulheres em situação de violência nos 79 municípios sul-mato-grossenses, por meio da implantação das Procuradorias da Mulher.
O desembargador destacou que o objetivo central da iniciativa é "incentivar o combate à violência que nós vemos hoje acentuada não só aqui em Mato Grosso do Sul, mas no Brasil".
A solenidade também marcou o encerramento do ciclo de três anos da desembargadora Jaceguara Dantas da Silva à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher do TJMS. Em seu último ato oficial no cargo, ela destacou as entregas realizadas ao longo do período e reforçou o compromisso institucional com a pauta.
A magistrada afirmou estar "muito feliz por ter contribuído, ainda que de uma forma mínima, para o combate a essa violência que, na verdade, choca, estarrece e compromete o processo civilizatório".
Ao assinar o termo de adesão, o presidente da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul, vereador Daniel Teixeira Costa Junior, apresentou um balanço inicial das ações já desencadeadas a partir do compromisso institucional.
Conforme informado em ofício entregue aos signatários do acordo, em apenas dez dias de trabalho, cinco Câmaras Municipais formalizaram o compromisso imediato de instalação de Procuradorias Especiais da Mulher. Essas novas unidades se somam às outras 24 procuradorias que já estão em funcionamento no Estado.
O documento também apresentou a criação de uma plataforma digital no site da UCV-MS, que reunirá todas as legislações municipais voltadas à defesa dos direitos das mulheres nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O objetivo é facilitar o acesso, o manuseio, a fiscalização e o controle dessas normas.
A plataforma contará ainda com projetos e ferramentas voltados ao combate à violência contra a mulher, como as medidas protetivas on-line, o Monitor da Violência, o Integrajus Mulher e o Conectajus Mulher, entre outros mecanismos. A iniciativa busca ampliar o alcance dessas ações junto à rede de proteção, ao sistema de justiça e segurança pública e, especialmente, às mulheres vítimas de violência.
Participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Dorival Renato Pavan; a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva; a conselheira substituta do Tribunal de Contas do Estado, Patrícia Sarmento dos Santos; o presidente da UCV-MS, vereador Daniel Teixeira Costa Junior; a diretora da Mulher da instituição, vereadora Andrea Fim; a juíza auxiliar da Presidência do TJMS, Joseliza Vanzela Turine; além de representantes das instituições parceiras.
Saiba mais
O programa MS por Elas tem impacto direto em cerca de 1,4 milhão de mulheres em Mato Grosso do Sul. A iniciativa prevê ações de diagnóstico, capacitação, monitoramento e controle, com o objetivo de fortalecer e dar efetividade às políticas públicas voltadas às mulheres em todo o Estado.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TJ nega soltar servidor acusado de desviar mais de R$ 5 milhões da prefeitura de Inocência

Corpo de homem é encontrado boiando no rio Miranda, em MS

Academia quase é tomada por incêndio em Corumbá

PGR participa de agenda estratégica na fronteira de MS para discutir segurança e conflitos agrários

Motociclista que morreu em acidente com caminhão boiadeiro na MS-384 tinha 22 anos

Barco vira durante teste de motor e homem morre afogado em Aparecida do Taboado

Com atuação em três municípios, 15º BPM apresenta resultados operacionais de 2025

Fazenda em Bonito entra na mira do MPMS por limpeza de pastagem com fogo

Rapaz dá entrada na Santa Casa em estado grave e com suspeita de traumatismo craniano


Cerimônia de acordo - Foto: TJMS/Divulgação 


