O primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, afirmou nesta segunda-feira (28), após uma falha elétrica deixar maior parte do país sem luz, a energia deverá ser totalmente restaurada nas próximas horas.
Apesar da falta de energia, Montenegro afirmou que todos os serviços estatais continuaram funcionando no país, mesmo com as dificuldades enfrentadas.
Segundo a operadora da rede elétrica portuguesa, a Redes Energéticas Nacionais (REN), o apagão se deve a um fenômeno atmosférico raro conhecido como “vibração atmosférica induzida”, que ocorre quando oscilações de baixa frequência, entre 0,1 e 10 Hz, afetam os condutores e componentes da rede elétrica.
Essas vibrações têm origem na interação entre fenômenos elétricos e as condições climáticas, podendo gerar uma pequena descarga elétrica, com as partículas carregadas interagindo com o campo elétrico dos condutores, gerando ondas de pressão no ar e causando a vibração dos cabos e de outras partes da rede.
Situação na Espanha
O Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência após o apagão. Segundo a pasta, o estado de emergência será aplicado nas regiões que o solicitarem.
Até o momento, Madri, Andaluzia e Extremadura solicitaram que o governo espanhol assumisse a ordem pública e outras funções.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Nelsinho destina R$ 9,9 milhões para reforçar saúde pública em 21 municípios de MS

Coca-Cola fará mudança solicitada por Trump

Sobe para 31 número de mortos após queda de avião militar em Bangladesh

TJ mantém preso em regime federal acusado de liderar facção em MS

JD1TV: Avião militar cai em escola e deixa 19 mortos e 50 feridos em Bangladesh

Menina de quatro anos morre de fome em Gaza

Terremoto de magnitude 7,4 atinge leste da Rússia

Síria anuncia cessar-fogo imediato em Sueida após mais de 700 mortos

'Sister Hong': Chinês que se vestia de mulher para enganar homens é preso
