O primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, afirmou nesta segunda-feira (28), após uma falha elétrica deixar maior parte do país sem luz, a energia deverá ser totalmente restaurada nas próximas horas.
Apesar da falta de energia, Montenegro afirmou que todos os serviços estatais continuaram funcionando no país, mesmo com as dificuldades enfrentadas.
Segundo a operadora da rede elétrica portuguesa, a Redes Energéticas Nacionais (REN), o apagão se deve a um fenômeno atmosférico raro conhecido como “vibração atmosférica induzida”, que ocorre quando oscilações de baixa frequência, entre 0,1 e 10 Hz, afetam os condutores e componentes da rede elétrica.
Essas vibrações têm origem na interação entre fenômenos elétricos e as condições climáticas, podendo gerar uma pequena descarga elétrica, com as partículas carregadas interagindo com o campo elétrico dos condutores, gerando ondas de pressão no ar e causando a vibração dos cabos e de outras partes da rede.
Situação na Espanha
O Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência após o apagão. Segundo a pasta, o estado de emergência será aplicado nas regiões que o solicitarem.
Até o momento, Madri, Andaluzia e Extremadura solicitaram que o governo espanhol assumisse a ordem pública e outras funções.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Homem morre após receber rim infectado com raiva em transplante

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela


Estação de metrô em Lisboa durante o apagão (Foto: Adri Salido/Getty Images)



