Menu
Menu
Busca terça, 14 de abril de 2026
Sebrae IA #1 Abr26
Internacional

Beirute: Com cerca de 100 mortos, hospitais enfrentam superlotação

De acordo com a Cruz vermelha, até o momento foram contabilizadas 4 mil pessoas feridas após a explosão

05 agosto 2020 - 12h50Sarah Chaves, com informações da Jovem Pan e CBN    atualizado em 05/08/2020 às 13h12

Após a explosão que ocorreu em Beirute, no Líbano, na tarde de terça-feira (4), a Cruz Vermelha  Libanesa, especula que pelo menos 100 pessoas morreram na catástrofe e mais de 4 mil ficaram feridas.

Na manhã desta quarta-feira (5), horas depois da explosão, cuja potência se equiparou a um terramoto de magnitude 3.3, a fumaça ainda saía do porto da cidade. As principais ruas da parte baixa da capital acumulam destroços e veículos danificados, assim como fachadas de edifícios destruídas pelo impacto

Conforme informações da Jovem Pan, o presidente da instituição Cruz Vermelha afirmou a Agência Reuters que o número de vítimas pode subir. “Ainda estamos verificando a área. Podem existir mais vítimas. Espero que não”, afirmou George Kettani.

A Cruz Vermelha, que atua em coordenação com o Ministério libanês da Saúde, afirmou que o grande número de feridos levou a uma superlotação dos hospitais de Beirute. O presidente do Líbano anunciou que o governo vai disponibilizar o equivalente a US$ 66 milhões em fundos de emergência em decorrência da explosão. Até o momento, várias pessoas continuam desaparecidas. 

A brasileira Karla Jaalouk, que vive há 22 anos no país, conta que a superlotação dos hospitais da capital,  tem obrigado os feridos a se deslocar para outros municípios.

Karla, que é presidente do grupo Amizade Brasil no Oriente Médico e está atuando como voluntária em um hospital da região, conta que a explosão devastou a capital. “Da varanda da minha casa vemos o porto de Beirute, amanhecemos com muitas casas destruídas e os hospitais lotados. Na parte da urgência está faltando materiais. Agora, os hospitais pedem que os feridos sejam transferidos para outros hospitais que não sejam na capital”, relata a brasileira.

Além da explosão e do avanço da Covid-19, o país enfrenta desde setembro do ano passado uma crise econômica “muito grande” e que “está piorando”, comenta Karla. Por conta da crise, intensas manifestações populares vinham tomando conta do Líbano, com críticas a forma de atuação do governo.

Explosão

A  explosão aconteceu pouco depois das 18h, horário local, na terça-feira e abalou a capital libanesa. As causas ainda não foram confirmadas, mas o presidente Michel Aoun informou que durante os últimos seis anos estiveram armazenadas, sem condições de segurança, em um armazém do porto, 2.750 toneladas de nitrato de amônia, produto químico utilizado em fertilizantes e bombas.

Conforme o portal CBN, o armazenamento irregular do nitrato de amônio seria, possivelmente, a causa do desastre. No entanto, outras hipóteses não são descartadas, considerando até mesmo a possibilidade de atentado.

A explosão em Beirute, sentida a 240 quilômetros de distância, ocorreu em um período em que o Líbano vive crescente crise econômica e divisões internas, enquanto lida com os danos provocados pela pandemia da Covid-19.

 

 

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande terá programa de suplementação com leite e alimentos frescos
Internacional
Campo Grande terá programa de suplementação com leite e alimentos frescos
Presidente embarca na quinta-feira
Internacional
Lula lidera comitiva à Europa para encontros políticos e comerciais
Péter Magyar - Foto: Reprodução / Facebook Oficial
Internacional
Péter Magyar é eleito primeiro-ministro da Hungria e encerra era de 16 anos de Viktor Orbán
Líderes do Irã e EUA se reúnem no Paquistão em busca de acordo de paz
Internacional
Líderes do Irã e EUA se reúnem no Paquistão em busca de acordo de paz
Artemis 2 retorna à Terra após missão histórica e quebra recorde de distância no espaço
Internacional
Artemis 2 retorna à Terra após missão histórica e quebra recorde de distância no espaço
Astronautas da Artemis 2 retornam à Terra hoje após missão lunar histórica
Internacional
Astronautas da Artemis 2 retornam à Terra hoje após missão lunar histórica
REUTERS/Mohammed Salem
Internacional
Três jornalistas morrem em ações militares israelenses
Donald Trump
Internacional
Trump recua, aceita cessar-fogo e reivindica vitória sobre o Irã
Curso gratuito de Marcenaria Planejada e Design abre inscrições para jovens na Capital
Oportunidade
Curso gratuito de Marcenaria Planejada e Design abre inscrições para jovens na Capital
Fachada Câmara Municipal de Campo Grande
Geral
Segunda edição do Curso de Captação de Recursos promete transformar projetos sociais

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
UPA Coronel Antonino
Polícia
Após ser liberado da UPA, homem volta a passar mal e morre em Campo Grande
Elly acabou sendo atropelada pelo próprio veículo
Polícia
Arquiteta morre após cair de carro e ser atropelada na BR-163
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande