O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (22), durante a sessão de perguntas que ocorre após o discurso no Fórum Mundial de Davos, na Suíça, que seu esforço é para promover uma “América do Sul grande” e não a “América bolivariana”.
A afirmação foi uma resposta à pergunta sobre as prioridades para integrar o Brasil em um contexto mais ampliado da América Latina. Bolsonaro disse que conversou com os presidentes da Argentina, Mauricio Macri, do Chile, Sebastián Piñera e do Paraguai, Mario Abdo Benítez. “Nós estamos preocupados sim, em fazer uma América do Sul grande, em que cada país obviamente mantenha sua hegemonia local; não queremos uma "América bolivariana", como há pouco existia no Brasil em governos anteriores”, ressaltou.
Para Bolsonaro, a esquerda perde espaço na América Latina, e os líderes de centro e centro-direita avançam. “Essa forma de interagir com os demais países da América do Sul vem contagiado esses países. Mais gente de centro e centro-direita tem se elegido presidente nesses países, creio que isso seja uma resposta de que a esquerda não prevalecerá nessa região.”
O presidente defendeu mecanismos de aperfeiçoamento para o Mercosul, bloco regional que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, uma vez que Venezuela está temporariamente suspensa. Ele não entrou em detalhes. “No tocante à América do Sul, eu tenho certeza, vou conversar com vários líderes regionais, eles querem que o Brasil vá bem. Já ao Mercosul, alguma coisa deve ser aperfeiçoada”, disse Bolsonaro.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Alimentos importados começam a ter redução de tarifas com acordo Mercosul-UE

Chefs italianos fazem tiramisù de 400 metros para entrar no Guinness Book

Homem atira durante jantar de Trump com correspondentes em Washington

Ao lado do Brasil, Senegal persegue protagonismo no Sul Global

Movimento de navios em Ormuz continua reduzido apesar de trégua

Trump descarta ampliar cessar-fogo e pressiona por acordo com Irã

Carmen Lúcia vota para condenar Eduardo Bolsonaro por difamação

Telegram é alvo de investigação por conteúdo ilegal envolvendo menores

Lula diz que África do Sul não pode ser vetada do G20


“Nós estamos preocupados sim, em fazer uma América do Sul grande”, disse Bolsonaro ao lembrar de conversas com presidentes de países sul-americanos (Foto: Alan Santos)



