Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Internacional

Brasil e Chile reforçam compromisso para viabilizar Corredor Bioceânico passando por MS

O corredor que irá unir o Centro-Oeste do Brasil com os portos do Norte do Chile

31 março 2019 - 17h15Da redação

Em visita oficial ao Chile, encerrada em 23 de março, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma declaração conjunta com o presidente chileno, Sebastián Piñera, na qual reafirmam o compromisso dos dois países com a construção do Corredor que irá unir o Centro-Oeste do Brasil com os portos do Norte do Chile, passando pela ponte a ser construída entre o município sul-mato-grossense de Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, seguindo pelo Chaco paraguaio e o noroeste argentino.

Na declaração, os presidentes reconhecem os avanços registrados na implementação do projeto e os benefícios que essa iniciativa trará às populações, comunidades, cidades, estados, províncias e regiões que atravessa. O presidente chileno saudou a decisão do Brasil e do Paraguai de conferir prioridade à construção da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, obra fundamental para o projeto do Corredor.

“Nós aguardávamos com ansiedade esse posicionamento do governo chileno com relação ao corredor rodoviário que irá passar por Porto Murtinho. O compromisso para viabilizar essa rota, reafirmado pelos dois governos, é fundamental para o Mato Grosso do Sul, pois ocorre no momento em que foram iniciados os trabalhos entre o Brasil e a Itaipu-Paraguai, com a definição do local onde será construída a ponte sobre o Rio Paraguai”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Ainda segundo a declaração assinada pelos presidentes Jair Bolsonaro e Sebastián Piñera, Brasil e Chile comprometem-se a impulsionar o aperfeiçoamento da integração econômica, com vistas a estabelecer uma área de livre comércio de nova geração entre os Estados-partes do Mercosul e os países-membros da Aliança do Pacífico, e celebram o marco da conclusão, em primeiro de janeiro de 2019, do cronograma de liberalização dos acordos comerciais assinados pelo Mercosul com seus Estados associados. “Para se viabilizar como alternativa competitiva para o escoamento de produtos é necessária essa integração para dar celeridade e segurança nos trâmites alfandegários”, afirmou o titular da Semagro.

Obra da ponte começa em fevereiro de 2020

A construção da ponte que irá ligar Porto Murtinho ao município paraguaio de Carmelo Peralta será iniciada em fevereiro de 2020, conforme em 19 de março, após visita técnica ao ponto do rio Paraguai, onde será feita a obra. Na oportunidade, o secretário Jaime Verruck afirmou que essa “é um grande passo para a estruturação logística e a integração econômica de Mato Grosso do Sul e torna realidade o sonho de muitas pessoas que pensaram e discutiram a concretização de uma rota bioceânica”.

A ponte concretiza o projeto da Rota de Integração Latino-Americana (RILA). “Nossos esforços serão concentrados para concluir todos os projetos e trâmites burocráticos em 12 meses, de modo que a obra seja iniciada”, concluiu o secretário. Segundo a diretoria da Itaipu no Paraguai, a pretensão é inaugurar a ponte em agosto de 2023.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bomba não detonada da 2ª Guerra é encontrada em estádio na Alemanha
Internacional
Bomba não detonada da 2ª Guerra é encontrada em estádio na Alemanha
Após aprovação no Senado, presidente dos EUA sanciona lei que pode banir TikTok
Internacional
Após aprovação no Senado, presidente dos EUA sanciona lei que pode banir TikTok
 Homem ferido sendo carregado por manifestantes ao longo da cerca fronteiriça com Israel na Faixa de Gaza
Internacional
Brasil e mais 12 países assinam Declaração Conjunta por libertação dos reféns em Gaza
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Internacional
Brasil e mais 16 países assinam declaração para libertar reféns do Hamas
Manifestações pró-Palestina
Internacional
Universidades dos EUA são palco de manifestações pró-Palestina
Câmara dos EUA aprova lei que pode banir o TikTok no país
Internacional
Câmara dos EUA aprova lei que pode banir o TikTok no país
Aharon Haliva
Internacional
Após ataque do Hamas em 2023, chefe do serviço secreto israelense pede demissão
Faixa de Gaza
Internacional
Presidente da Turquia discute cessar-fogo com chefe do Hamas
Juan Pedro Aleart
Internacional
Jornalista revela em rede nacional ter sido abusado sexualmente pelo pai
Dia da Maconha
Internacional
EUA comemora o Dia da Maconha

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria