Menu
Menu
Busca sábado, 31 de janeiro de 2026
Internacional

Chega a 417 número de mortes em Moçambique após ciclone

Segundo autoridades o número de mortos pode continuar a aumentar

23 março 2019 - 17h40Agência Brasil

A passagem do ciclone Idai no sudeste da África já deixou 417 mortos, 1.528 feridos e 89 mil pessoas salvas e recolhidas nos centros de acolhimento, em Moçambique. As informações foram divulgadas pelas autoridades locais na sexta-feira (22). 

De acordo com o ministro responsável pelas operações na cidade moçambicana da Beira, Carlos Agostinho do Rosário, o aumento do número de vítimas mortais já tinha sido admitido. Além disso,  Rosário considerou que o número de mortos pode continuar a aumentar. 

Na manhã deste sábado, uma semana depois da passagem do ciclone Idai, a ajuda internacional continua a chegar ao país. O segundo avião da Força Aérea Portuguesa aterrou na cidade da Beira pelas 10h30. O avião transporta uma equipa avançada de peritos da Autoridade Nacional de Proteção Civil, agentes da Força Especial de Bombeiros, da Guarda Nacional Republicana  e do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Buscas

A buscas aos desaparecidos e o auxílio às comunidades isoladas continuam. Só no distrito de Búzi, em Sofala, mais de 180 mil pessoas foram afetadas pelos fortes ventos, chuvas e inundações que atingiram também a países vizinhos, como Madagascar, Malaui, Zimbábue e a África do Sul. Aproveitando que, em algumas localidades, as chuvas deram uma trégua, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) está usando drones para vasculhar áreas isoladas onde moradores ficaram sitiados.

Parte dos desabrigados estão alojados em centros de acomodação e em escolas onde a todo instante chegam novas famílias. Ontem (22), o governo moçambicano prometeu que, dentro de, no máximo, 48 horas, abrirá novos centros “para aliviar as salas de aula ocupadas pelas populações que se abrigaram nos estabelecimentos de ensino”. 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Avião com 15 pessoas a bordo desaparece na Colômbia
Internacional
Avião com 15 pessoas a bordo desaparece na Colômbia
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Imigrantes venezuelanos na fronteira dos EUA
Internacional
Juíza critica mudança migratória e bloqueia ação do governo Trump
Kevin Johnson
Internacional
Ex-jogador dos Eagles morre ao ser esfaqueado em acampamento sem-teto
Francis Buchholz, baixista clássico do Scorpions, em 2015
Internacional
Morre Francis Buchholz, ex-baixista do Scorpions, aos 71 anos
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Internacional
Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses
Presidentes da China e do Brasil
Internacional
Xi Jinping garante a Lula apoio da China em tempos "turbulentos"
Suspensão de novos vistos de imigração para os EUA começa nesta quarta
Internacional
Suspensão de novos vistos de imigração para os EUA começa nesta quarta
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Internacional
Em Davos, Trump diz que quer comprar Groelândia sem uso da força
Prisão - Foto: Ilustrativa -
Internacional
"Não é eficaz", diz ONU ao criticar aumento da pena de morte pelo mundo

Mais Lidas

Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste
Alyson morreu após receber golpes de faca
Polícia
Suspeito de assassinar Alyson é preso cometendo furto com irmão em Campo Grande