A atleta estadunidense Raven Saunders, que conquistou medalha de prata no arremesso de peso nos Jogos Olímpicos de Tóquio, protestou no pódio, ao receber a premiação, levantando os braços e cruzando os punhos, em apoio às minorias. Raven, que é negra e LGBTQIA+, disse em entrevista que o gesto significa "o cruzamento onde todas as pessoas oprimidas se encontram".
O Comitê Olímpico Internacional (COI) abriu e posteriormente suspendeu uma investigação sobre a postura de Saunders. Esta foi a primeira edição dos Jogos Olímpicos em que os protestos foram autorizados, desde que não fossem na hora de receber medalhas, assim, gestos políticos durante a cerimônia de premiação são proibidos pela instituição.

Entretanto, a história de protestos durante os Jogos Olímpicos é antiga e, um dos casos mais memoráveis é o dos atletas Tommie Smith, e John Carlos (ouro e bronze nos 200 metros, respectivamente) em 1968, na edição que teve o México como país sede: eles estavam descalços e, durante o hino dos Estados Unidos, baixaram a cabeça e levantaram os punhos usando luvas pretas, reproduzindo a saudação dos Panteras Negras, conhecida organização que combatia, entre outras coisas, a violência policial contra a população negra nos Estados Unidos.
Os atletas sofreram represálias, tendo que deixar a vila olímpica naquela ocasião e nunca mais participaram dos Jogos Olímpicos. A relevância do gesto de Tommie e John Carlos somente foi reconhecida anos depois. Peter Norman, que levou a prata à época, apoiou o protesto discretamente, mas também foi penalizado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tiroteio em celebração judaica deixa 12 mortos na Austrália

Homem morre após receber rim infectado com raiva em transplante

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia


História de protestos em Olimpíadas é antiga (Reuters)



