O chefe do Hamas exilado da Faixa de Gaza, Khalil al-Hayya, anunciou nesta quinta-feira (9) o fim da guerra com Israel e o início de um cessar-fogo permanente.
A declaração foi feita em discurso televisionado, no qual o líder afirmou que o grupo recebeu garantias dos Estados Unidos, mediadores árabes e da Turquia de que o conflito chegou ao fim.
“Hoje, anunciamos que chegamos a um acordo para pôr fim à guerra e à agressão contra nosso povo e iniciar a implementação de um cessar-fogo permanente, a retirada das forças de ocupação e a entrada de ajuda humanitária”, declarou al-Hayya.
Segundo ele, o acordo inclui também a abertura da passagem de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em ambas as direções. O ponto, que faz fronteira com o Egito, é estratégico para o envio de suprimentos e deslocamento de civis.
O líder do Hamas informou ainda que 250 palestinos condenados à prisão perpétua serão libertados, além de 1.700 prisioneiros de Gaza detidos após 7 de outubro de 2023, data marcada pelo início do conflito.
Em nota, as Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, reforçaram as declarações de al-Hayya e afirmaram que o grupo tratou o plano apresentado pelos Estados Unidos “com grande responsabilidade”.
“Enviamos uma resposta que atende aos interesses e direitos do nosso povo e inclui nossa visão para acabar com a guerra”, destacou o comunicado.
O líder acrescentou que o povo de Gaza “travou uma guerra como nenhuma outra que o mundo já viu, enfrentando a tirania do inimigo, a brutalidade de seu exército e seus massacres”.
Em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que reféns do Hamas poderão ser libertados na próxima semana, entre segunda (13) e terça-feira (14). O republicano afirmou ainda que pretende viajar ao Oriente Médio para celebrar o acordo de paz.
“Acho que será uma paz duradoura, espero que seja uma paz eterna. Paz no Oriente Médio”, afirmou Trump durante uma reunião de gabinete na Casa Branca.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA

Eduardo Bolsonaro vira réu no STF por coagir ministros; Defensoria Pública assume defesa

Filho guarda corpo mumificado da mãe há anos para receber aposentadoria dela e acaba preso

VÍDEO: Explosão atinge navio cargueiro no porto de Los Angeles


Hamas ataca Israel (Reprodução)



