O governo de Israel orientou suas forças armadas a reduzirem as operações ofensivas na Faixa de Gaza, sinalizando o início da primeira fase de um novo plano para a região. Segundo o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o país seguirá atuando conforme os princípios definidos por Israel, alinhados à proposta dos Estados Unidos.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram uma reunião no sábado (4) para tratar dos desdobramentos recentes e reforçaram que a segurança das tropas será priorizada. O avanço militar sobre a cidade de Gaza deve ser interrompido, com a expectativa de transição para operações defensivas no sul.
O anúncio ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, declarar que o Hamas estaria disposto a buscar uma “paz duradoura”. O grupo palestino sinalizou apoio parcial ao plano americano, que inclui libertação de reféns e a transferência do controle de Gaza para uma autoridade palestina independente, com apoio regional.
Apresentado no fim de setembro, o plano dos EUA prevê a criação de um governo temporário internacional, chamado "Conselho da Paz", liderado por Trump e composto por líderes globais — entre eles, o ex-premiê britânico Tony Blair. O Hamas manifestou interesse em negociar os termos com mediação internacional.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


Tanques de Israel perto da fronteira com Gaza (REUTERS/Amir Cohen)



