Pelo menos dois soldados norte-americanos morreram e outros dois ficaram feridos no sul do Afeganistão, neste sábado (11), na sequência da explosão de uma mina quando passava um veículo de tropas internacionais, ação já reivindicada pelos talibãs.
A missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão informou em comunicado, no sul do país que o seu veículo atingiu um explosivo na província de Kandahar.
As vítimas realizavam operações como parte da missão de apoio à Otan, acrescentou o mesmo comunicado.
A nota explica ainda que a identidade dos soldados mortos não será revelada até que tenham decorrido 24 horas, para que a comunicação possa ser feita em primeiro lugar às famílias.
O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, reinvindicou, em mensagem publicada na rede social Twitter, a autoria de uma "poderosa explosão" que atingiu "um veículo de tropas estrangeiras numa área perto da base aérea de Kandahar", que abriga soldados norte-americanos.
Escreveu que o incidente destruiu completamente o tanque, veículo norte-americano, e os invasores que estavam a bordo morreram.
O atentado aconteceu no momento em que o inverno afegão está intenso e a neve e baixas temperaturas tendem a desacelerar os combates dos talibãs contra as tropas afegãs e estrangeiras, período que normalmente precede o lançamento anual de uma ofensiva na primavera.
Atualmente, talibãs e a delegação de Washington fazem uma "breve pausa" nas negociações de paz anunciadas em 12 de dezembro e este incidente aconteceu um dia após uma ação dos talibãs contra a base aérea de Bagram, a maior instalação militar dos EUA no Afeganistão, na qual dois civis e os sete atacantes morreram e pelo menos outras 70 pessoas ficaram feridas.
A pausa nas negociações foi decidida, de acordo com as partes, com o objetivo de finalizar uma rodada de consultas internas entre os talibãs sobre a redução da violência.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


O atentado aconteceu no momento em que o inverno afegão está intenso (Reprodução/Internet)



