Menu
Menu
Busca quarta, 09 de julho de 2025
Internacional

Tiroteio deixa três mortos e nove feridos em Utrecht, na Holanda

Polícia afirma que ato pode ter motivação terrorista, o homem fez disparos em um bonde e fugiu

18 março 2019 - 12h50Da redação

Um homem fez disparos dentro de um bonde na cidade de Utrecht, na Holanda, deixando três mortos e nove feridos na manhã desta segunda-feira (18). A polícia afirma que o incidente pode ter motivação terrorista e busca o suspeito.
 
De acordo com o G1, os tiros ocorreram por volta das 10h45 (6h45 no horário de Brasília) na Praça 24 de Outubro, uma estação de bondes no centro da cidade. Três dos nove feridos estão em estado grave, segundo o prefeito da cidade, Jan van Zanen.

Uma grande operação está em andamento para encontrar o suspeito. Os policiais cercaram um prédio na frente de onde foi encontrado o carro usado pelo criminoso para fugir.

Sem dar muitos detalhes, a polícia divulgou a foto de um suspeito de envolvimento com o incidente: o turco Gökmen Tanis, 37 anos. As autoridades pedem que as pessoas liguem para a polícia e não se aproximem dele. Na imagem, aparentemente capturada por uma câmera de segurança de um bonde, o suspeito está com um casaco azul. Há também o horário em que ela foi capturada: 10h41, ou seja, quatro minutos antes do relato dos tiros.

A polícia ainda não informou se há outros envolvidos na ação.

O coordenador nacional para Segurança e Contraterrorismo da Holanda, Pieter-Jaap Aalbersberg, afirmou que foram registrados vários tiroteios na cidade e que "não se pode descartar a motivação terrorista".
"Porém, até o momento a motivação não está clara e nossa prioridade é deter o suspeito", declarou Aalbersberg, em entrevista coletiva em Haia.

Alerta máximo

Após o tiroteio, a praça 24 de Outubro foi fechada e ambulâncias foram até o local. Três helicópteros foram acionados para dar socorro às vítimas

As autoridades elevaram o alerta para ataques terroristas para o nível máximo (5) na província de Utrecht. As escolas foram orientadas a fechar suas portas e a polícia aumentou a segurança nas infraestruturas vitais. As mesquitas foram esvaziadas.

A polícia também está em alerta em Amsterdã e Roterdã. A segurança nos aeroportos foi reforçada.
O premiê holandês, Mark Rutte, disse estar preocupado e acionou o comitê de combate ao terrorismo após o incidente.

A cidade de Utrecht tem mais de 300 mil habitantes e fica a cerca de 40 km da capital holandesa, Amsterdã.

Reportar Erro
Sebrae Encontro de Lideres

Deixe seu Comentário

Leia Também

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Economia
Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros; veja nota enviada a Lula
 Foto: REUTERS/Benoit Tessier
Internacional
Planeta registrou em junho a 3ª temperatura mais quente da história
Imagem da urna eleitoral eletrônica
Interior
Candidatos do PT em Paranhos precisam devolver R$ 60,5 mil por contas desaprovadas
Foto: KLM Royal Dutch Airlines
Internacional
Homem invade pista e morre sugado por motor de avião em Milão
Leão escapa de zoológico na Turquia
Internacional
Leão escapa de zoológico e ataca fazendeiro na Turquia
Enchentes atingem o estado do Texas, nos EUA
Internacional
Número de mortos em enchentes no Texas sobe para 91, incluindo 28 crianças
Ex-ministro dos Transportes da Rússia, Roman Starovoit, cometeu suicídio após ser demitido por Putin
Internacional
Ex-ministro russo comete suicídio horas após ser demitido por Putin
Trump ameaça alinhamento do Brics e países membros respondem
Internacional
Trump ameaça alinhamento do Brics e países membros respondem
Foto: Reprodução
Internacional
JD1TV: Homem tenta impressionar amigos e morre ao saltar de cabeça em piscina rasa
Número de mortos em enchentes no Texas sobe para 67
Internacional
Número de mortos em enchentes no Texas sobe para 67

Mais Lidas

Vítima tentou atravessar a pista, mas foi atingida
Polícia
Mulher morre atropelada na Avenida Afonso Pena
O caso aconteceu na manhã de hoje
Polícia
Adolescente invade escola armado com faca e mata criança de 9 anos
Imagem Ilustrativa
Polícia
Bebê de 1 ano morre ao ser estuprada pelo próprio pai em MS
Mulher é estuprada por eletricista após ficar sem luz em casa: 'medo de engravidar'
Polícia
Mulher é estuprada por eletricista após ficar sem luz em casa: 'medo de engravidar'