O Parque Nacional do Monte Rinjani, um dos destinos mais procurados por turistas que visitam a Indonésia, e onde a brasileira Juliana Marins, de 26 anos, foi encontrada morta nesta terça-feira (24), já registrou 180 acidentes e 8 mortes desde 2020, com um aumento expressivo de ocorrências em 2024, segundo um relatório oficial do governo indonésio.
Entre os acidentes mais comuns estão quedas, torções, casos de desaparecimento, doenças súbitas e ataques de animais. Até o momento, 134 casos de quedas e torções foram registrados oficialmente.
As autoridades locais alertam que muitas dessas ocorrências estão ligadas à falta de preparo físico, ausência de equipamentos adequados e descumprimento das trilhas oficiais.
Em resposta ao crescente número de casos, o governo indonésio anunciou a necessidade de um Procedimento Operacional Padrão (POP) para busca, socorro e evacuação no parque.
O relatório do parque também destaca que, embora o turismo traga benefícios econômicos à comunidade local, os impactos ambientais e os riscos à segurança dos visitantes são crescentes.
Juliana caiu da trilha na última sexta-feira (20), quando escorregou e caiu cerca de 300 metros abaixo do trajeto oficial. Desde então, buscas foram realizadas por equipes de resgate locais, mobilizadas após alertas feitos por outros visitantes que testemunharam o acidente.
Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Juliana era dançarina profissional de pole dance e estava realizando uma viagem pela Ásia desde fevereiro, tendo passado por países como Filipinas, Tailândia e Vietnã antes de chegar à Indonésia.
Veja os números de acidentes por ano:
2020: 21 casos
2021: 33 casos
2022: 31 casos
2023: 35 casos
2024: 60 casos
Mortes por ano:
2020: 2 mortes
2021: 1 morte
2022: 1 morte
2023: 3 mortes
2024: 1 morte
2025: 1 morte
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Homem morre após receber rim infectado com raiva em transplante

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela


Parque na Indonésia fecha trecho em que brasileira deslizou (CNN)



