O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista coletiva na Casa Branca nesta sexta-feira (5), que o Brasil vive um “momento difícil” no combate à pandemia de coronavírus (Covid-19).
Donald Trump sugeriu que isso ocorre porque o governo de Jair Bolsonaro seguiu a questionada estratégia da Suécia.
A Suécia optou por medidas voluntárias para combater o vírus, deixando comércio, restaurantes e escolas abertas. No Brasil, o governo federal critica as medidas de isolamento social, mas os governos dos Estados adotaram quarentenas que variam de região para região.
“Se você olhar para o Brasil, eles estão passando por dificuldades. A propósito, eles estão seguindo o exemplo da Suécia. A Suécia está passando por um momento terrível. Se tivéssemos feito isso [adotado o modelo sueco], teríamos perdido 1 milhão, 1 milhão e meio, talvez até 2 milhões ou mais de vidas”, disse Trump.
“Nós fechamos nosso país. Salvamos, possivelmente, 2 milhões, 2 milhões e meio de vidas. Poderia ser 1 milhão, não acho que menos do que isso”, acrescentou o presidente americano, dizendo que seu governo “tomou todas as decisões corretas” no combate à pandemia.
Em entrevista concedida nesta semana, o mentor da estratégia sueca, o epidemiologista Anders Tegnell, admitiu que errou ao não adotar medidas mais rígidas para combater a disseminação do novo coronavírus. “Se tivéssemos de enfrentar a mesma doença de novo, sabendo exatamente o que sabemos sobre ela hoje, acho que decidiríamos fazer uma coisa entre o que a Suécia fez e o que o restante do mundo fez”, disse ele.
No Brasil, prefeitos e governadores têm anunciado planos para flexibilizar o distanciamento social e retomar a atividade econômica.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Homem morre após receber rim infectado com raiva em transplante

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela


O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump adotou quarentenas que variam de região para região enquanto Jair Bolsonaro Jair Bolsonaro seguiu a estratégia da Suécia. (Reprodução)



