Na corrida pelas duas vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que estão em aberto desde a aposentadoria do ministro Jorge Mussi e o falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, 59 desembargadores dos Tribunais de Justiça Estaduais enviaram seus nomes.
Entre eles, está o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador, Dorival Renato Pavan. O magistrado foi promovido, por merecimento, ao cargo de Desembargador do Tribunal em 2008, chegando à vice-presidência do TJMS em fevereiro de 2023.
No dia 23 de agosto, o Pleno do STJ realizará sessão para a escolha dos desembargadores que irão compor uma lista com quatro nomes a ser encaminhada ao presidente da República.
Cabe à Presidência da República a indicação dos nomes que, na etapa seguinte, serão encaminhados ao Senado Federal para sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, os indicados são nomeados e empossados como ministros.
O STJ é composto de, no mínimo, 33 ministros, que são nomeados pelo presidente da República entre brasileiros com mais de 35 anos e menos de 60 anos, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado.
Veja a lista dos concorrentes ao cargo
Terceira vaga
Há, ainda, uma terceira vaga de ministro a ser preenchida no STJ, aberta em virtude da aposentadoria do ministro Felix Fischer. Esta vaga, contudo, é reservada, pelo sistema de alternância, a um membro da advocacia. Para preencher essa vaga, o STJ aguarda o envio de uma lista sêxtupla elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para, posteriormente, transformá-la em lista tríplice e encaminhá-la ao presidente da República.
Deixe seu Comentário
Leia Também

STF anula condenação de ex-presidente da Câmara na Lava Jato

Após xingar Dino, Justiça aceita queixa-crime do ministro contra Monark

'Dois covardes', diz pai de Sophia sobre silêncio de assassinos em audiência

Barroso assume presidência do STF

Assassinos de Sophia ficam em silêncio na última audiência de instrução do caso

Sophia é lembrada como uma criança triste por testemunha em audiência

Zeca Lopes tem vitória no STJ

PGR defende que Roberto Jefferson continue preso

Bolsonaro se torna réu no TJDFT por incitação ao estupro
