Menu
Menu
Busca sábado, 14 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Justiça

Cezário recorre ao TJMS para reverter destituição da FFMS

"Não se coloca a carroça na frente dos bois", diz a defesa do ex-presidente em crítica à demissão; entenda

19 dezembro 2024 - 15h15Vinícius Santos

Francisco Cezário de Oliveira, ex-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), recorreu ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) para tentar reverter sua destituição do cargo. A destituição ocorreu após uma Assembleia Extraordinária realizada no dia 14 de outubro deste ano, em que Cezário foi afastado do comando da FFMS. Ele entrou com um recurso solicitando uma liminar para suspender os efeitos da decisão da assembleia e, assim, retomar seu cargo de presidente.

Cezário foi destituído após sua prisão no contexto da Operação Cartão Vermelho, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. A operação investiga irregularidades na gestão da FFMS sob a presidência de Cezário. Atualmente, quem comanda a federação é o presidente interino, Estevão Antônio Petrallas.

Na primeira instância, o juiz Paulo Afonso de Oliveira, da 2ª Vara Cível, negou o pedido de Cezário de anular a Assembleia Extraordinária. Insatisfeita com a decisão, a defesa de Cezário ingressou com um agravo, alegando que a assembleia foi conduzida de forma ilegal. 

Em seu recurso, a defesa afirmou que o parecer jurídico utilizado para embasar a destituição de Cezário foi "mero parecer jurídico", sem a devida formalidade legal exigida pela Lei Federal nº 9.615/1998, que regula as federações esportivas. Eles argumentam que o parecer não observou o que está estabelecido no artigo 18-D, § 1º, da referida lei, e, portanto, a decisão foi ilegítima.

Além disso, a defesa questionou a ordem dos procedimentos adotados pela FFMS. Segundo a argumentação dos advogados de Cezário, a FFMS deveria ter convocado primeiro uma assembleia geral para discutir a abertura do processo de apuração das possíveis irregularidades, conforme determinado pelo Estatuto da FFMS e pela Lei nº 9.615/1998, antes de realizar a Assembleia Extraordinária que resultou em sua destituição. 

A defesa considera que a convocação direta da Assembleia Extraordinária, sem a prévia assembleia geral, gerou um "obstáculo intransponível" para que Cezário pudesse retornar à FFMS e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"Como poderia o Recorrente requerer o retorno para os trabalhos junto à FFMS e CBF perante a justiça criminal, se o ato arbitrário o destituiu?", questiona a defesa em seu agravo. Eles ainda criticam a inversão da ordem lógica dos acontecimentos, usando a expressão popular "não se coloca a carroça na frente dos bois", para destacar o erro na condução dos procedimentos da FFMS.

Em face disso, a defesa de Cezário solicita, em seu Agravo de Instrumento, que os efeitos da Assembleia Extraordinária sejam suspensos de forma imediata, antes mesmo da análise do mérito do recurso.

O recurso foi distribuído para a juíza Cíntia Xavier Letteriello, da 4ª Câmara Cível do TJMS. No entanto, até o momento, a juíza não tomou uma decisão sobre o pedido.

Operação Cartão Vermelho 

A Operação Cartão Vermelho, conduzida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), revelou um esquema de desvio de recursos públicos da FFMS. Os desvios ocorreram entre 2018 e 2023 e somaram mais de R$ 6 milhões, com saques de até R$ 5.000,00 sendo feitos para dificultar a detecção pelos órgãos de controle. Estevão Petrallas segue como presidente interino da FFMS enquanto o processo judicial continua em andamento.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Darren Beattie, assessor do governo dos Estados Unidos,
Justiça
Itamaraty confirma revogação de visto de assessor de Trump
Justiça condena homem que importunou sexualmente adolescente em Campo Grande
Justiça
Justiça condena homem que importunou sexualmente adolescente em Campo Grande
Tiago foi assassinado dentro de pizzaria
Justiça
Tribunal do Júri condena dois homens pelo homicídio de Tiago Sandrin em Sonora
Homem que matou jovem com machadinha em aldeia de Amambai pega 32 anos de prisão
Interior
Homem que matou jovem com machadinha em aldeia de Amambai pega 32 anos de prisão
Daniel Vorcaro está preso preventivamente
Justiça
Supremo decide se mantém prisão de Vorcaro
MPMS intensifica fiscalização em unidades de acolhimento de Dourados e Laguna Carapã
Cidade
MPMS intensifica fiscalização em unidades de acolhimento de Dourados e Laguna Carapã
Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Polícia
TJMS autoriza exclusão de coronel da PMMS após condenação por contrabando e descaminho
Juiz aposentado é condenado a 24 anos de prisão por mandar matar colega no Espírito Santo
Justiça
Juiz aposentado é condenado a 24 anos de prisão por mandar matar colega no Espírito Santo
Edvan responde por feminicídio de Bruna
Justiça
Homem é julgado por matar companheira a facadas em Campo Grande
Violência doméstica -
Justiça
Justiça retira benefício de condenado por violência doméstica em MS

Mais Lidas

Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Crime aconteceu no Portal da Lagoa, em Campo Grande
Polícia
Jovem é assassinado a tiros na frente de casa em bairro de Campo Grande
Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Mais Social é um programa para famílias em situação de vulnerabilidade
Polícia
Governo de MS investiga fraude no programa Mais Social e exonera servidora