Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Justiça

Juiz decreta prisão preventiva de homem que matou mulher e filha de 10 meses na Capital

O crime chocou até policiais experientes e deixou a sociedade perplexa pela crueldade e frieza do autor, João Augusto Borges de Almeida, 21 anos, que confessou o crime

29 maio 2025 - 12h00Vinícius Santos     atualizado em 29/05/2025 às 12h00

Em audiência de custódia realizada na manhã desta quinta-feira (29), o juiz Valter Tadeu Carvalho decretou a prisão preventiva de João Augusto Borges de Almeida, 21 anos. Ele foi preso na terça-feira (27) e é suspeito de matar a companheira, Vanessa Eugênio Medeiros, de 23 anos, e a filha do casal, Sophie Eugenia Borges, de 10 meses, em Campo Grande.

Na decisão, o juiz Valter Tadeu Carvalho destacou a gravidade dos fatos: “o fato imputado ao flagrado, teria ele ceifado a vida da sua companheira, bem como da própria filha, com menos de 1 ano de idade, isso demonstra,por si só, que cautelares diversas da prisão são insuficientes para o momento, sendo certo que o crime, além de causar grande comoção social, demonstra a gravidade em concreto que exacerba a normalidade”, pontuou.

O magistrado também determinou que a AGEPEN (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) avalie o local mais adequado para manter o suspeito preso, considerando a natureza do crime e a garantia da integridade física do custodiado.

O crime chocou até policiais civis experientes, com anos de atuação em investigações criminais envolvendo homicídios. João confessou ter cometido os assassinatos de forma cruel. Segundo depoimento à polícia, ele afirmou que matou a esposa e a filha por causa de problemas financeiros — “não queria pagar pensão”, disse — e por desentendimentos no relacionamento. A vítima teria informado a intenção de separar, o que provocou “raiva nele”. O suspeito, que é lutador de artes marciais, declarou ter aplicado um golpe “mata-leão” na esposa até matá-la. Depois, esganou a filha.

Após matar as duas, ele voltou ao trabalho como se nada tivesse acontecido. Ao terminar o expediente, passou em um posto de combustível, onde comprou um galão de gasolina. Em seguida, retornou à casa, embrulhou os corpos em cobertores para facilitar a queima, colocou-os no porta-malas do carro e dirigiu até a região do bairro Indubrasil. Lá, lançou os corpos ao chão e ateou fogo com o objetivo de destruir os cadáveres.

Os corpos carbonizados de Vanessa e Sophie foram encontrados na noite de segunda-feira (26), na Rua Desembargador Ernesto Borges, região do Núcleo Industrial. A polícia identificou o suspeito após cruzar informações e analisar imagens de câmeras de segurança que mostraram o veículo dele na área.

O caso está sendo investigado como duplo feminicídio qualificado. No momento da prisão, João estava na delegacia para registrar o desaparecimento da esposa e da filha. Ele já havia procurado a delegacia antes para buscar orientação. Ao retornar para registrar oficialmente o desaparecimento, foi detido.

A investigação é conduzida pela DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa), com apoio do Grupo de Operações e Investigações (GOI) e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Com a prisão preventiva decretada, João deve responder pelos crimes preso em unidade prisional do estado. Ele não tem passagens pela polícia; esta é sua primeira ocorrência.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Justiça
Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Caso foi atendido pela Defensoria Pública -
Justiça
Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS
Defensoria -
Justiça
STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS
Alírio Francisco do Carmo -
Justiça
Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade
Foto: TJMS
Justiça
Suspenso nesta segunda-feira, confira o atendimento da Justiça Itinerante nesta semana
STF julgará marco temporal
Justiça
STF volta a julgar marco temporal na próxima quarta-feira
Urna eletrônica
Justiça
TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas
Caso Marielle caminha para sua resolução
Justiça
STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Mais Lidas

Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica