A Justiça Federal determinou, nesta segunda-feira (30), que a cassiterita extraída ilegalmente da terra indígena Yanomami, em Roraima, seja leiloada pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
Todo o valor arrecadado pela venda do minério ilegal deverá ser convertido em ações que garantam a segurança e combate à mineração ilegal dentro do território Yanomami, que atualmente sofre com os efeitos da contaminação por mercúrio em seus rios e solo.
Segundo a determinação da Justiça, o leilão deve ser realizado até o dia 28 de fevereiro deste ano, e caso a medida não seja cumprida, uma multa de R$ 100 por dia deverá ser aplicada.
Segundo a Constituição Federal, de 1988, a extração de minério dentro dos territórios indígenas é expressamente proibida, com pena de até dois anos de prisão e multa para quem cometer o crime.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Gilmar Mendes nega pedido de prisão domiciliar a Bolsonaro

Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Após 15 anos, assassino de 'Brunão' começa a cumprir pena por morte ocorrida na Valley

Prefeitura diz que não houve aumento de taxas no IPTU e defende 'correção' na Justiça

Zeca do PT cobra R$ 181 mil por ter sido exposto por promotores do MPMS

TJMS mantém 8 anos de prisão a homem que abusou sexualmente de menor

Papudinha foi determinada após Bolsonaro pedir prisão domiciliar

Justiça barra novo pedido de liminar contra o IPTU em Campo Grande





