O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) determinando a abertura de três inquéritos para ampliar e delimitar o objeto da investigação sobre a invasão em Brasília.
Em um inquérito serão apuradas as condutas dos financiadores e dos partícipes por auxílio material em relação aos atos antidemocráticos. Os outros investigam a responsabilidade de autores intelectuais e das pessoas que instigaram os atos e dos executores dos crimes que não foram presos em flagrante, pois esses já são investigados em outro processo.
O ministro considerou justificado a necessidade de otimização de recursos, uma vez que há requisitos específicos para responsabilização penal por autoria intelectual e por participação por instigação.
As investigações têm como objeto a apuração dos crimes de terrorismo, associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Justiça do DF autoriza troca das tornozeleiras de extremistas presos

Caso de assédio sexual de Marquinhos ficará em sigilo

PGR denuncia mais 152 por participações em invasão em Brasília

Daniel Silveira tem prisão mantida

Marcos do Val será investigado por denúncia contra Silveira e Bolsonaro

MPF pede a prisão do apresentador Sikêra Jr. por crime de racismo

Moraes concede liberdade provisória ao ex-chefe da PMDF

Comarca de Aquidauana selecionará estagiários de direito

Telegram paga multa de R$ 1,2 milhão ao STF
