O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) determinou a suspensão imediata do leilão de veículos realizado pela Prefeitura de Paranaíba. A decisão liminar foi tomada pelo conselheiro Leandro Lobo Ribeiro Pimentel nesta terça-feira, 21, em resposta a uma denúncia apresentada pelo leiloeiro público Rodrigo Schmitz.
Denúncia - Rodrigo Schmitz relatou que a administração municipal publicou, em 18 de abril de 2024, o Aviso de Leilão Eletrônico nº 01/2024, sem seguir os procedimentos legais exigidos para a escolha do leiloeiro. Segundo a denúncia, a seleção de leiloeiros deve ser feita através de credenciamento ou licitação na modalidade pregão, conforme o artigo 31 da Lei 14.133/2021.
Ausência de Procedimentos Legais - A denúncia indicou que, ao consultar o Portal Eletrônico do Município de Paranaíba, não foi possível encontrar o processo de contratação do leiloeiro. Schmitz afirmou ter enviado um e-mail ao Setor de Licitações solicitando informações, mas não obteve resposta.
Decisão do Tribunal - Com base nas informações apresentadas, o TCE-MS considerou plausíveis os argumentos do denunciante, apontando uma possível inobservância à lei de licitações e aos princípios da publicidade e impessoalidade. Para evitar prejuízos ao erário e a terceiros, foi decidida a suspensão do leilão.
O prefeito, Maycol Henrique Queiroz Andrade, deve ser intimado a cumprir a medida imposta e a apresentar, no prazo de 5 dias úteis, documentos ou justificativas para comprovar a regularidade da licitação no estado em que se encontra, especialmente quanto à existência de procedimento prévio para a escolha do leiloeiro. O sigilo processual imposto nos autos foi afastado. Caso o prefeito não atenda à determinação, será aplicada uma multa correspondente a 1.000 (mil) UFERMS.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Justiça nega liberdade a acusado de matar mulher no Nova Lima em 2002

Ação da PM no Nova Lima fecha ponto de tráfico disfarçado em loja de conveniência

TJMS decide manter prisão de alvo da Operação Snow

Homem é condenado a 10 anos de prisão por matar colega de cela na Capital

Contratação sem licitação em Miranda é alvo de investigação

Cezário perde batalha judicial e fica de fora da presidência da FFMS

MPMS impõe prazo para que Três Lagoas amplie a rede de assistência social

TJMS aprova substituição do e-SAJ pelo eproc

Em ação de 2023, mais uma vez Justiça vai contra aumento de Adriane Lopes
