O mês de julho de 2020 foi finalizado com distribuição recorde no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, com a maior distribuição registrada até hoje no Poder Judiciário estadual: foram 8.845 novos processos de 2º grau encaminhados para o Órgão Especial, Câmaras e Seções (cíveis e criminais), isto sem computador os processos da presidência, da vice-presidência e precatórios. O recorde anterior era de julho de 2019, com 8.290 processos distribuídos.
Segundo o TJMS, em teletrabalho desde o final de março, o órgão tem se reinventado e fazendo uso de diversas soluções tecnológicas para continuar dando seguimento à demanda, mesmo com as medidas de segurança adotadas para evitar o aumento da pandemia.
Desde o início do ano já foram distribuídos 47.038 novos processos no TJMS. A média registrada de janeiro até julho de 2020 é de 6.719,7 feitos ao mês. O acumulado do ano é 7% maior do que o registrado no mesmo período no ano passado (2019), quando foram computadas 43.747 novas ações. Em comparação ao igual período registrado em 2018 (35.356 feitos distribuídos), o total de 2020 é superior em 24,84%.
Na outra ponta, com relação aos julgamentos, vale lembrar que os órgãos julgadores do TJMS têm realizado sessões de julgamento por videoconferência, em respeito a todos que atuam no sistema de justiça, mas sem paralisar a prestação jurisdicional, inclusive, é possível aos advogados realizarem sustentação oral nas sessões de modo telepresencial.
O calendário das sessões de julgamento dos órgãos colegiados do Tribunal está disponível neste link. As sessões de julgamento, a exemplo do formato presencial, são públicas e podem ser acompanhadas ao vivo por qualquer jurisdicionado pelo Youtube.
Conforme a Portaria nº 1.813, publicada no dia 31 de julho, está prevista para o próximo dia 24 de agosto a retomada dos trabalhos presenciais, de forma escalonada, com a volta gradual dos servidores e magistrados, o que trará ainda mais agilização e facilidade no acesso e decisão dos feitos, devendo ser atingidos índices ainda superiores na movimentação processual, tanto na distribuição, quanto no julgamento dos processos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Inscrições para estagiários e residentes do MPMS são prorrogadas; bolsa chega a R$ 2 mil

Depoimento de Daniel Vorcaro à CPMI do INSS é considerado "de grande relevo"

TJMS mantém absolvição de dupla acusada de matar homem no 'tribunal do crime'

Justiça reduz pena de homem que matou adolescente a pauladas em Campo Grande

Com sessão extraordinária, TSE inicia Ano Judiciário de 2026 nesta segunda

Fachin defende criação de rede internacional de tribunais em defesa da democracia

'Aumento indireto da carga tributária', diz promotora sobre alta do IPTU em Campo Grande

Veja os bairros que recebem a Justiça Itinerante nesta primeira semana de fevereiro

Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife

Desde o início do ano já foram distribuídos 47.038 novos processos no TJMS (TJMS/Divulgação)



