O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul determinou a posse de Giancarlo Josetti Sandim, conhecido como 'Gian Sandim' (PSDB), como vereador na Câmara Municipal de Campo Grande. A decisão foi proferida pelo desembargador relator João Maria Lós, que negou o pedido da Câmara para manter Lívio Viana de Oliveira, o Dr. Lívio (União), no cargo.
A vaga em questão pertence ao vereador licenciado Claudinho Serra (PSDB). O advogado Marcio Torres, representante do PSDB, afirmou que o resultado era esperado, uma vez que "a legislação atual privilegia os partidos como detentores do mandato" em situações envolvendo suplência na Câmara Municipal.
O desembargador João Maria Lós, ao negar o recurso do presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), destacou que não havia necessidade de movimentar a Justiça Eleitoral para um caso claro, ou seja; a vaga deve ser ocupada por Gian Sandim, conforme prevê a legislação partidária.
A Câmara Municipal deve agora publicar um edital convocando Gian Sandim para tomar posse. A decisão liminar, que estipulava um prazo de 48 horas para a posse, ainda não foi cumprida devido ao recurso que estava pendente de análise.
Recurso
O presidente da Câmara, Carlão, informou ao JD1 Notícias que o caso deve ser levado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele afirmou que a procuradoria da Câmara está pronta para recorrer à corte suprema da Justiça Eleitoral.
“A Câmara entende que a Justiça comum não pode decidir no quesito infidelidade partidária. Vamos recorrer até esgotar todos os recursos que tiver”, declarou Carlão.
Ele acrescentou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o TSE são as instâncias adequadas para decidir sobre a questão. “Estão ‘driblando’ a Justiça Eleitoral”, enfatizou Carlão.
Apesar do interesse em recorrer, Carlão disse que vai cumprir a ordem judicial, pois não há tempo hábil para elaborar o recurso antes da posse. “Nesta quarta-feira (29), Gian Sandim deve tomar posse. Lívio participará da sessão normal de terça (28). Com o feriado na quinta (30), Gian Sandim participará da sessão de terça-feira (4) de junho”, explicou Carlão.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Justiça manda soltar policial do Garras preso em esquema de propina em Campo Grande

Homem que matou para vingar a morte do irmão é condenado a 12 anos de prisão na Capital

Justiça limita cobrança do IPTU/2026 em Campo Grande e suspende majoração

Julgamento de matador é retirado de Sete Quedas após Justiça apontar clima de medo

Ramagem nega monitoramento ilegal em depoimento ao STF

Desembargadores mantêm prisão de acusado por homicídio ocorrido no Jardim Leblon

Município de Rio Brilhante é condenado a indenizar JBS em R$ 8 milhões

TJMS contrata obra de R$ 11 milhões para anexo e reforma de gabinete dos desembargadores

Homem que vingou morte do irmão enfrenta júri popular hoje em Campo Grande

Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande - (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)



