O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), sob a presidência do desembargador Sérgio Fernandes Martins, destacou-se no cenário nacional pela sua eficiência e alto índice de conciliação, revela o relatório Justiça em Números 2024, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (28).
No segundo grau, o TJMS se sobressaiu como o mais ágil do país, registrando um tempo médio de apenas dois meses desde o início do processo até a decisão dos desembargadores. Além disso, obteve o maior índice de conciliação nos Juizados Especiais, atingindo a marca de 31,7% de casos resolvidos por meio de acordo, em relação ao total de sentenças e decisões terminativas proferidas.
Entre os tribunais de pequeno porte, o TJMS se destacou pela terceira maior produtividade de magistrados, com uma média de 2.250 processos baixados por magistrado em atividade. No que diz respeito à produtividade por servidor da área judiciária, cada servidor do TJMS baixou, em média, 189 processos ao longo de 2023, ocupando a segunda posição no ranking de tribunais de igual porte, e superando a média nacional.
Mato Grosso do Sul também figurou com destaque no número de casos por magistrado, registrando 1.897 processos por juiz, posicionando-se como o terceiro estado com maior volume de processos por magistrado, acima da média nacional.
Um dado que ressalta a eficiência do TJMS é o índice de 100% no Índice de Atendimento à Demanda (IAD), indicando que a quantidade de processos baixados no ano correspondeu ao número de novos casos ingressados no mesmo período, demonstrando a capacidade do tribunal em dar vazão à demanda recebida.
Outro ponto positivo destacado no relatório foi a manutenção de 100% dos processos em formato eletrônico nos dois graus de jurisdição. Os dados consideram o ano-base 2023.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Juiz solta suspeito de tráfico que usava conveniência como 'fachada' no Nova Lima

Empresário envolvido em corrupção fica 70 dias sem tornozeleira e promotora não aceita

Decisão 'lamentável', dizem advogados de amigo de Vanessa, que esperam recurso do MP

Investigado por corrupção, ex-chefe de licitações de Sidrolândia segue com tornozeleira

Motorista bêbado que atropelou e arrastou vÃtima vai a julgamento nesta sexta-feira

TJ solta motorista acusado de atropelar e matar corredora em Campo Grande

Justiça aceita denúncia e músico vira réu por feminicÃdio de Vanessa Ricarte

Nunes vota contra afastar Zanin, Dino e Moraes de julgamento de Bolsonaro e aliados

Mulher que matou marido com facada no coração é condenada em Campo Grande
