Começou na última segunda-feira (3) a XX Semana Nacional de Conciliação, iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país. A campanha segue até sexta-feira (7) e tem como objetivo mobilizar magistrados, servidores, advogados e a sociedade para a disseminação da cultura da paz e do diálogo, desestimulando condutas que podem gerar conflitos.
No Mato Grosso do Sul, o Tribunal de Justiça (TJMS) participa ativamente da ação. Durante esta semana, estão previstas 1.477 audiências em todo o Estado. Parte delas foi determinada pelos próprios magistrados responsáveis, enquanto outra parcela foi marcada a partir de pedidos realizados pelas partes interessadas em datas anteriores, conforme o Provimento nº 724, de 1º de outubro de 2025, publicado no Diário da Justiça em 15 de outubro.
As audiências podem ocorrer de forma presencial nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de cada comarca ou por videoconferência. Nas cidades que não contam com esses centros, as conciliações serão conduzidas por conciliadores cadastrados no Cadastro Estadual de Conciliadores e Mediadores do Tribunal, além de servidores convocados para auxiliar nas sessões.
A coordenação da semana está sob responsabilidade do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). No âmbito do TJMS, a XX Semana é coordenada pelo desembargador José Ale Ahmad Netto, designado pelo Conselho Superior da Magistratura e coordenador-geral do Nupemec. A edição de 2025 tem como tema “Conciliação e Mediação”, buscando conscientizar sobre os benefícios desses métodos como formas eficientes de resolução de conflitos, incentivando o tratamento adequado das controvérsias e a resolução consensual das demandas.
Realizada anualmente pelo CNJ, a Semana Nacional de Conciliação amplia o acesso à Justiça e estimula soluções rápidas e consensuais, tanto para conflitos judiciais quanto extrajudiciais. A participação do TJMS reforça o compromisso do tribunal em promover a cultura conciliatória e a efetividade da Justiça em Mato Grosso do Sul.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado

Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco

Fabricante de bicicleta elétrica terá que indenizar consumidor em mais de R$ 25 mil após acidente


Foto: (Ilustrativa )



