Menu
Menu
Busca quinta, 09 de maio de 2024
Meio Ambiente

Riedel e governador de MT assinam termo de cooperação para proteção do Pantanal

O termo terá vigência de cinco anos, sendo ele gerido por um Grupo de Trabalho integrado por representantes dos dois estados

18 abril 2024 - 11h39Brenda Assis e Sarah Chaves    atualizado em 19/04/2024 às 13h00

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assinou na manhã desta quinta-feira (18), um termo de cooperação visando a união de esforços na defesa, proteção e desenvolvimento sustentável do Pantanal. Além do chefe do executivo, a ministra o Meio Ambiente, Marina Silva, e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, também assinaram o termo.

A assinatura aconteceu em Campo Grande, no auditório do Bioparque Pantanal. Na ocasião, os dois estados se comprometem nesse termo a uniformizar e compatibilizar a legislação sobre o uso dos recursos naturais do Pantanal e a elaborar o Plano Integrado de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização a Incêndios Florestais para o bioma Pantanal brasileiro, além de monitorar a fauna silvestre e promover o fomento da produção sustentável do bioma.

Para o governador Eduardo Riedel, o termo é uma forma de ter uma capacidade operacional maior, de maneira coordenada para ações. O estado tem 13 bases para o trabalho montadas no Pantanal. "Vídeo monitoramento, fazemos o acompanhamento via satélite e quando isso é coordenado podemos entrar mais rápido e atuar de maneira mais efetiva no combate a eventuais incêndios que possam acontecer", destacou.

O ano de 2024 é considerado de alto rico por conta da forma que o clima vem se comportando desde o verão, uma vez que não houve precipitação de água suficiente para causar as áreas alagadas na região. Diante da situação existe uma grande quantidade de massa propicia a combustão, os rios estão com níveis abaixo do esperado e existe ainda o fator climatológico, que gera ainda mais seca, já que o inverno na região Centro-Oeste tende a ser sem chuvas.

O governo de Mato Grosso do Sul já decretou situação de emergência, para tentar se antecipar aos incêndios que possam vir a acontecer na região pantaneira.

A ministra Marina Silva, pontuou a importância do pacto assinado entre os dois estados, uma vez que o termo entra no contexto da elaboração do 'Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Pantanal'.

"É uma ação que deve ser feita de forma compartilhada entre governo federal e governos estaduais. É importante ressaltar que o Plano de Prevenção e Controle dos Biomas está distribuído em algumas ações estratégicas, como o combate as atividades iligais e o apoio a atividades produtivas sustentáveis", comentou a ministra.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, disse que os pontos a serem trabalhados entre os dois estados são o fortalecimento da segurança pública, atuação das equipes do Corpo de Bombeiros no bioma. "Juntos nos vamos estabelecer ações que vão dar mais efetividade no combate a todos os tipos de ilegalidade que possam ser praticados dentro do Pantanal, desde de crimes ambientais até queimadas ilegais e acidentais", declarou.

O termo terá vigência de cinco anos, sendo ele gerido por um Grupo de Trabalho integrado por representantes dos dois estados, em número paritário. 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande terá dia ensolarado
Clima
Domingo tem previsão de calor para a Capital; confira
Bate-papo acontece no dia 12 de abril
Meio Ambiente
ONG holandesa promove bate-papo sobre natureza e população na Capital
Usina hidrelétrica de Porto Primavera
Meio Ambiente
Companhia energética reduz vazão na hidrelétrica de Porto Primavera
Cerrado
Meio Ambiente
Cerrado terá uma força-tarefa para conter desmatamento
Sede da Planurb
Meio Ambiente
Planurb é nomeada para compor comissão pelo meio ambiente
Governo do Estado aua em prol da sustentabilidade
Meio Ambiente
Riedel mostra avanços ambientais de MS para embaixadora da União Europeia
Drive-Thru acontece nos Altos da Afonso Pena
Meio Ambiente
JD1TV: 11° Drive-Thru da reciclagem começou nesta quinta na Capital
As árvores são importantes para a população
Meio Ambiente
JD1TV: Planejamento arbóreo da Capital disponibiliza serviços ecossistêmicos à população

Mais Lidas

Polícia está no local do tiroteio
Polícia
AGORA: Bandido morre ao enfrentar a PM no Noroeste
Luan Santana fará show em Campo Grande em agosto
Comportamento
Mais caro que Rock in Rio e Lollapalooza, valor do show do 'gurizinho' gera revolta
Viaduto que dá acesso ao Jardim Veraneio na BR-163 começa a ser construído
Geral
Viaduto que dá acesso ao Jardim Veraneio na BR-163 começa a ser construído
Silas e Aysla foram mortos por engano
Polícia
Polícia fecha quebra-cabeça e prende último suspeito em morte de adolescentes na Capital