O Piauí será alvo de uma força-tarefa para conter o desmatamento no Cerrado, que é o segundo maior bioma da América do Sul. A decisão foi tomada na última quarta-feira (27), em uma reunião entre ministros e governadores, que definiu a unificação das bases de dados dos estados com o Governo Federal, para melhorar o enfrentamento do problema.
A decisão foi tomada porque houve o aumento de 19% nos alertas de desmatamento em fevereiro, em comparação ao mesmo mês em 2023. Além disso, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o bioma perdeu 3.798 km² de vegetação nativa, entre agosto do ano passado e fevereiro de 2024.
Ainda conforme o governo, a situação é mais grave e preocupante no território conhecido pela sigla Matopiba, localizado nos estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia. A área, apontada como a nova fronteira agrícola do país, é onde ocorrem quase 75% do desmatamento no Cerrado.
A desertificação de áreas próximas ao Cerrado também é um fator preocupante. Por isso, o ministério informou que o apoio dos estados na força-tarefa pode garantir a liberação de recursos do Fundo Amazônia para financiar ações, visto que até 20% dos recursos podem ser aplicados em medida de monitoramento, e controle em outros biomas.
Fonte de 40% da água doce do país, o Cerrado cobre cerca de 25% do território nacional, presente nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Piauí e porções de São Paulo.
Estima-se que o Cerrado possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves, sendo considerado um dos biomas mais ricos e ameaçados do mundo.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Que quentinho! CRAS adapta espaço para proteger animais silvestres do frio em MS

Paulo Duarte critica verticalização ao redor da reserva do Parque do Prosa

Araras-vermelhas e mais de 150 espécies de aves e répteis vivem no 'Buraco das Araras' em MS

Fórum LIDE COP 30: Longen ressalta protagonismo de MS na discussão ambiental

JD1TV: Onça-pintada capturada após ataque no Pantanal segue em observação no CRAS

MS reforça combate aos incêndios com a 13ª da campanha 'Fogo Zero'

PMA instala câmeras no Pantanal para monitorar onças e reforçar segurança

JD1TV: Pescadores flagram mãe onça e filhotes nadando no Rio Taquari

Onça que matou caseiro tem inflamação e anemia leve, aponta boletim veterinário
