O presidente do Paraguai, Santiago Peña, esteve nesta quinta-feira (2) em Porto Murtinho, acompanhado do governador Eduardo Riedel (PP), da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro, para vistoriar as obras da Ponte Internacional Bioceânica sobre o Rio Paraguai.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Tebet destacou o caráter histórico da integração: “Esta ponte faz com que nós sejamos efetivamente irmãos. Ela representa desenvolvimento não apenas para o Brasil, mas também para o Paraguai, fortalecendo a economia de ambos os países.”
O deputado Gerson Claro reforçou o impacto regional e nacional do projeto. “Esta ponte não é apenas obra de engenharia, é obra de visão e de futuro para nossa gente. Estamos construindo um marco que vai ligar não só margens, mas destinos, aproximando países e ampliando oportunidades para Mato Grosso do Sul”, disse.
A comitiva iniciou a agenda pelo lado paraguaio, chegando de balsa ao canteiro de obras, e seguiu para visitas em Dourados, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo. Para os líderes, o projeto da Rota Bioceânica é considerado a espinha dorsal de uma nova era de desenvolvimento regional.
A obra, que já alcançou 80% de execução, promete reduzir em até 17 dias o transporte de cargas entre o Brasil e os portos chilenos de Iquique e Antofagasta.
Além das pistas duplas, a ponte terá passagem para pedestres e ciclistas, além de altura de 22 metros para garantir a navegação no rio.
Do lado brasileiro, o acesso contará com 13,1 quilômetros de extensão entre os km 678,1 e km 691,2 da BR-267/MS, incluindo seis pontes e um viaduto.
O investimento federal é de aproximadamente R$ 472 milhões. Segundo balanço oficial, o avanço físico da infraestrutura está em 96%, a mesoestrutura em 65% e a superestrutura em 10,5%.
Ponte Bioceânica - Foto: Álvaro Rezende. JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas


Riedel e Gerson Claro estiveram com o presidente do Paraguai, Santiago Peña (Álvaro Rezende)



