Quatro índios da etnia Guajajara foram atacados na tarde de sábado (7), na BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel, em Jenipapo dos Vieiras, no Maranhão. Dois morreram e outros dois que ficaram feridos foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, e estão sob proteção policial.
A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e a Fundação Nacional do Índio (Funai), confirmaram a informação do ataque. As vítimas fatais foram os indígenas Firmino Silvino Guajajara e Raimundo Bernice Guajajara.
O secretário de Estado de Direitos Humanos em exercício, Jonata Galvão, informou que o nome dos feridos não serão divulgados por questões de segurança. Equipes das polícias Militar, Civil e a Funai já foram acionadas e estão no local.
Por meio de nota, a Polícia Federal disse que foi informada dos fatos e enviou uma equipe ao local para iniciar as investigações sobre o crime.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, um indígena identificado como 'Nelsi' contou que foi surpreendido por um veículo de cor branca que disparou diversas vezes contra a motocicleta onde ele e o índio Firmino Guajajara estavam. “O carro] passou devargazinho perto de nós ali e quando chegou perto de nós ele atirou, deu dois tiros. E ele ainda atirou nele ali [Firmino Guajajara]", diz o índio.
Em protesto, os índios Guajajaras fizeram um bloqueio na BR-226 em Jenipapo dos Vieiras. Equipes da Polícia Militar estão no local para tentar conter o protesto e a situação no local é tensa.
A líder indígena Sônia Guajajara se manifestou sobre o atentado contra os índios no Maranhão e pediu providências para o caso.
"Até quando isso vai acontecer? Quem será o próximo? É preciso que as autoridades tenham uma olhar específico para os povos indígenas, vida estão sendo tiradas em nome do ódio e preconceito! Nenhuma gota mais de sangue indígena!", postou em seu instagram.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Soldado confessa feminicídio e incêndio de quartel em Brasília

Homem é assassinado minutos após ser cumprimentado por atirador em Aparecida do Taboado

Idoso que caiu do telhado enquanto limpava caixa d'água morre em Dourados

Confusão em bar termina com jovem espancado com pauladas na cabeça na Vila Popular

Trabalhador de empresa é morto a facadas em restaurante de Bataguassu

Anastaciano tenta cancelar programa com mulher, mas é esfaqueado e roubado na Capital

Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso

Carro funerário capota ao desviar de animal na MS-396, em Santa Rita do Pardo

Homem é preso horas após bater em mulher com barra de ferro em Dourados


Indígenas fecham a rodovia para protestar contra mortes de Guajajaras 



