Quatro homens e dois adolescentes, todos paraguaios, foram resgatados de uma situação análoga à escravidão, nesta terça-feira, dia 11, enquanto estavam trabalhando em uma lavoura de mandioca, na região do Assentamento Casa Verde, em Nova Andradina - a 298 quilômetros de Campo Grande.
A Polícia Militar fez o resgate dos trabalhadores, após os dois adolescentes conseguirem deixar o local e realizarem a denúncia.
Segundo detalhes do site Jornal da Nova, assim que os policiais chegaram na lavoura, identificaram que o espaço era arrendado e também notaram que um homem atuava como 'gato', termo usado para aliciador responsável por recrutar trabalhadores.
Os militares também encontraram alguns trabalhadores realizando atividades manuais de corte e limpeza de plantação, usando facões e outras ferramentas, mas sem EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Outro ponto descoberto é que nenhum dos trabalhadores possuía registro em carteira de trabalho ou vínculo formal de emprego, onde recebiam valores abaixo dos pagos a brasileiros da mesma função.
A situação também era controlada no local, pois o transporte até a lavoura ou de volta para o alojamento, só acontecia no começo da manhã e no fim do dia, restringindo a liberdade de locomoção dos trabalhadores.
No alojamento, as instalações eram improvisadas, ausência de ventilação, falta de banheiro e saneamento básico, inexistência de água potável e acúmulo de sujeira. As necessidades fisiológicas eram feitas em buracos abertos no mato, e os colchões estavam dispostos diretamente no chão.
O MPT-MS (Ministério Público do Trabalho) foi acionado e a ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Soldado confessa feminicídio e incêndio de quartel em Brasília

Homem é assassinado minutos após ser cumprimentado por atirador em Aparecida do Taboado

Idoso que caiu do telhado enquanto limpava caixa d'água morre em Dourados

Confusão em bar termina com jovem espancado com pauladas na cabeça na Vila Popular

Trabalhador de empresa é morto a facadas em restaurante de Bataguassu

Anastaciano tenta cancelar programa com mulher, mas é esfaqueado e roubado na Capital

Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso

Carro funerário capota ao desviar de animal na MS-396, em Santa Rita do Pardo

Homem é preso horas após bater em mulher com barra de ferro em Dourados


Trabalhadores foram resgatados da lavoura (Jornal da Nova)




