Menu
Busca segunda, 09 de dezembro de 2019
(67) 99647-9098
TJMS Dezembro-19
Polícia

Baiano Zé de Lessa, líder da facção BDM, é morto pela polícia de MS

José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, é fundador da quadrilha Bonde do Maluco e estava foragido no Paraguai

04 dezembro 2019 - 09h12Priscilla Porangaba, com informações da assessoria

Apontado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) como o bandido mais procurado do estado da Bahia, o baiano José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, foi morto na manhã desta quarta-feira (4) pela polícia de Mato Grosso do Sul.

Segundo informações do Correio24Horas, Zé de Lessa é o “Ás de Ouro” do Baralho do Crime, organograma montado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia para identificar os bandidos mais perigosos do estado.

Além de Zé de Lessa outros três homens foram mortos e um foi preso na operação da polícia sulmatogrossense, que aconteceu em uma chácara localizada entre as cidades de Aral Moreira e Coronel Sapucaia.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança, Carlos Videira, eles eram procurados desde segunda-feira e policiais localizaram o esconderijo na noite dessa terça-feira (3), onde ficaram de tocaia e nesta manhã, com mandados emitidos pelo juízo de Amambai em mãos, entraram na propriedade.

Os policias teriam sido recebidos a tiros pelos bandidos, e revidaram. Ainda de acordo com o secretário, alguns bandidos fugiram para uma área de mata e com apoio do helicóptero do Grupamento de Patrulhamento Aéreo (GPA), policiais fazem buscas pelo local.

Segundo a polícia, todos são suspeitos de integrar a quadrilha que atacou um carro-forte da empresa Brink’s na fronteira com o Paraguai na segunda-feira (2).

Zé de Lessa tinha envolvimento com ataques a bancos, assaltos a carros-forte, sequestro e tráfico de drogas. Ele estava escondido no Paraguai. Em 2018, ele quase foi preso, segundo, mas fugiu.

A operação envolveu além da equipe da Garras, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e uma equipe da Polícia Militar (PM)  de Amambai.

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa contou sobre a ação. "Estávamos há alguns anos trocando informações com a Polícia Federal e inclusive com a Polícia do Paraguai. Sabíamos que ele estava lá, trazendo droga para abastecer o BDM  aqui no nosso estado e que, por algumas oportunidades nós tivemos quase próximos de pegá-lo, mas graças a Deus a polícia do Mato Grosso do Sul nessa ação conseguiu tirar ele de circulação. Para nós é um alívio e agora é trabalhar em cima das informações que eles detém lá. Já pedimos para a inteligência averiguar o que tinha com ele, quem estava andando com ele para ver se tem a informação de prática de outros crimes aqui no estado", afirmou

O secretário está na Aústria, onde participa de viagem institucional para compra de novos armamentos.


 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia
Mecânicos são presos por pesca em piracema
Polícia
Criança de dois anos morre em acidente fatal
Polícia
Assassinato de índios Guajajara provocam manifestação em rodovia
Polícia
Juiz determina volta de Jamil Name para Campo Grande
Polícia
Bombeiros são informados que homem que procuravam estava em casa dormindo
Polícia
Mãe pede ajuda para encontrar filho que desapareceu no Parati
Polícia
Vídeo - Assaltantes roubam mercado Bom Preço
Polícia
Duas pessoas morreram em grave acidente na BR-262
Polícia
Presos confeccionam e barateiam custo de uniforme escolar
Polícia
Homem morre preso nas ferragens do carro após acidente

Mais Lidas

Geral
Ninguém acerta e mega-sena acumula em R$25 milhões
Polícia
Mecânicos são presos por pesca em piracema
Política
Bolsonaro diz que seu governo honra militares e respeita o povo
Política
Governo prevê ampliar cobertura do Bolsa Família