Menu
Menu
Busca quinta, 14 de maio de 2026
Polícia

Baiano Zé de Lessa, líder da facção BDM, é morto pela polícia de MS

José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, é fundador da quadrilha Bonde do Maluco e estava foragido no Paraguai

04 dezembro 2019 - 09h12Priscilla Porangaba, com informações da assessoria
Polícia

Baiano Zé de Lessa, líder da facção BDM, é morto pela polícia de MS

José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, é fundador da quadrilha Bonde do Maluco e estava foragido no Paraguai

04 dezembro 2019 - 09h12Priscilla Porangaba, com informações da assessoria    atualizado em 04/12/2019 às 11h14

Apontado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) como o bandido mais procurado do estado da Bahia, o baiano José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, foi morto na manhã desta quarta-feira (4) pela polícia de Mato Grosso do Sul.

Segundo informações do Correio24Horas, Zé de Lessa é o “Ás de Ouro” do Baralho do Crime, organograma montado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia para identificar os bandidos mais perigosos do estado.

Além de Zé de Lessa outros três homens foram mortos e um foi preso na operação da polícia sulmatogrossense, que aconteceu em uma chácara localizada entre as cidades de Aral Moreira e Coronel Sapucaia.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança, Carlos Videira, eles eram procurados desde segunda-feira e policiais localizaram o esconderijo na noite dessa terça-feira (3), onde ficaram de tocaia e nesta manhã, com mandados emitidos pelo juízo de Amambai em mãos, entraram na propriedade.

Os policias teriam sido recebidos a tiros pelos bandidos, e revidaram. Ainda de acordo com o secretário, alguns bandidos fugiram para uma área de mata e com apoio do helicóptero do Grupamento de Patrulhamento Aéreo (GPA), policiais fazem buscas pelo local.

Segundo a polícia, todos são suspeitos de integrar a quadrilha que atacou um carro-forte da empresa Brink’s na fronteira com o Paraguai na segunda-feira (2).

Zé de Lessa tinha envolvimento com ataques a bancos, assaltos a carros-forte, sequestro e tráfico de drogas. Ele estava escondido no Paraguai. Em 2018, ele quase foi preso, segundo, mas fugiu.

A operação envolveu além da equipe da Garras, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e uma equipe da Polícia Militar (PM)  de Amambai.

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa contou sobre a ação. "Estávamos há alguns anos trocando informações com a Polícia Federal e inclusive com a Polícia do Paraguai. Sabíamos que ele estava lá, trazendo droga para abastecer o BDM  aqui no nosso estado e que, por algumas oportunidades nós tivemos quase próximos de pegá-lo, mas graças a Deus a polícia do Mato Grosso do Sul nessa ação conseguiu tirar ele de circulação. Para nós é um alívio e agora é trabalhar em cima das informações que eles detém lá. Já pedimos para a inteligência averiguar o que tinha com ele, quem estava andando com ele para ver se tem a informação de prática de outros crimes aqui no estado", afirmou

O secretário está na Aústria, onde participa de viagem institucional para compra de novos armamentos.


 

Reportar Erro
 
Energisa Michel - Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motocicleta ficou bastante destruída no acidente
Polícia
Jovem fica gravemente ferido após colisão entre moto e Peugeot na BR-163, em MS
PM encontrou a criança
Polícia
Criança levada da casa da avó é encontrada pela PM em Naviraí
Uma das mensagens pichadas em uma residência da cidade
Polícia
Avanço de facção? Mensagens aparecem em residências de Chapadão do Sul
Henrique Vorcaro
Polícia
Operação da PF prende pai de Daniel Vorcaro e afasta agentes da corporação
Marcas de sangue | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem é encontrado morto com facada no coração no Jardim Nhanhá
Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Peão morre meses após acidente com caminhão boiadeiro no Pantanal
Local onde funciona a creche
Polícia
Creche denunciada por policial está em situação irregular, diz prefeitura
Arma utilizada pelo suspeito no confronto
Polícia
Acusado de roubo morre em confronto com o Choque em Aparecida do Taboado
Drogas e dinheiro apreendido na ação
Polícia
Traficante é preso com pedras de crack prontas para venda em Iguatemi
Delegacia de Polícia Civil de Coxim
Polícia
Suspeito de violência doméstica é capturado após meses foragido em Coxim

Mais Lidas

Família de criança que morreu atropelada pede ajuda para velório na Capital
Polícia
Família de criança que morreu atropelada pede ajuda para velório na Capital
Carreta no local do acidente
Polícia
Criança que morreu atropelada tentava pegar 'rabeira' da carreta quando foi atingida
Dinheiro - Foto: Getty Images / BBC
Justiça
Devedores terão contas bloqueadas mais rápido após acordo entre CNJ e bancos
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/5/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/5/2026