O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrou a operação Blindagem, nesta sexta-feira, dia 7, para combater um forte esquema de tráfico de drogas, comandado diretamente de um presídio em Mato Grosso do Sul.
A estrutura era comandada de dentro do sistema prisional e contava com uma rede de colaboradores em Campo Grande, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Jardim, Sidrolândia, Ponta Porã e Bonito, além de integrantes nos estados de São Paulo e Santa Catarina.
Durante a investigação, que durou cerca de 25 meses, foi apontado que a organização criminosa - que atuava com auxílio do PCC (Primeiro Comando da Capital), enviava drogas para cidades do interior de Mato Grosso do Sul, mas o esquema também direcionava os entorpecentes para São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Acre, Maranhão e Goiás, utilizando diferentes métodos.
Um dos métodos adotados era caminhões com fundo falso e a presença de notas fiscais para ludibriar as fiscalizações. Outro jeito de enviar as drogas eram via remessas por Sedex, usando os Correios e também transportava drogas em veículos de passeio e utilitários, inclusive por meio de passageiros transportados em vans.
O PCC também fornecia suporte para ampliar o tráfico e aplicar punições. Porém, a apreensão do celular de um faccionado mostrou que a facção corrompia servidores públicos para que conseguissem o acesso aos celulares e pudessem comandar os esquemas direto do presídio.
A 'Operação Blindagem' cumpriu 35 mandados de prisão preventiva e 41 mandados de busca em apreensão nas cidades sul-mato-grossenses de Campo Grande, Aquidauana, Sidrolândia, Jardim, Bonito, Ponta Porã e Corumbá, além de Porto Belo (SC), Balneário Piçarras (SC), Itanhaém (SP) e Birigui (SP).
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Soldado confessa feminicídio e incêndio de quartel em Brasília

Homem é assassinado minutos após ser cumprimentado por atirador em Aparecida do Taboado

Idoso que caiu do telhado enquanto limpava caixa d'água morre em Dourados

Confusão em bar termina com jovem espancado com pauladas na cabeça na Vila Popular

Trabalhador de empresa é morto a facadas em restaurante de Bataguassu

Anastaciano tenta cancelar programa com mulher, mas é esfaqueado e roubado na Capital

Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso

Carro funerário capota ao desviar de animal na MS-396, em Santa Rita do Pardo

Homem é preso horas após bater em mulher com barra de ferro em Dourados


Quantias em dinheiro foram apreendidas na operação (Divulgação/MPMS)




