O fotógrafo campo-grandense, Edson Vandeira, de 36 anos, desapareceu na última quinta-feira (29), enquanto escalava o Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros localizado na Cordilheira Blanca, no Peru.
Acompanhado de mais dois montanhistas, identificados como, Efraín Pretel Álonzo e Jesús Huerta Picón, o grupo tinha que ter retornado a cidade mais próxima no domingo, mas desapareceu.
Os peruanos e o brasileiro são colegas no curso de formação de guias do Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM). Os três tinham como objetivo completar uma rota técnica de ascensão ao cume da montanha, localizada dentro do Parque Nacional Huascarán, uma das áreas de montanhismo mais desafiadoras dos Andes.
Segundo o presidente da Associação de Guias de Montanha do Peru (AGMP) Beto Pinto, a barraca onde o grupo deveria ter passado a noite foi encontrada vazia, e buscas seguem intensificadas na região com uso de drones e apoio de montanhistas experientes. Além disso, uma equipe especializada de salvamento, em coordenação com a Polícia de Alta Montanha, foi mobilizada assim que o desaparecimento foi comunicado.
Conforme o jornal O Globo, Edson começou a praticar montanhismo aos 19 anos. Além de sua experiência nos Andes e no Himalaia, ele participou de nove expedições à Antártida, atuando na segurança e logística de cientistas.
Atualmente, o campo-grandense vivia no Peru, onde se dedicava à formação como guia internacional e à fotografia de aventura.
As equipes de resgate estão vasculhando a montanha, para localizar o grupo.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Adolescente força aborto, asfixia bebê até a morte e joga corpo em lixão após término de namoro

Mulher é presa em Dourados tentando mandar droga escondida em gerador para o RJ

Adolescente bate no primo com madeira cheia de pregos durante briga em Bataguassu

Sem chave de casa, jovem tenta entrar pela janela e morre pendurado em grade em MS

JD1TV: Guarda municipal é filmado espancando jovem amarrado em Campo Grande

Bebê de 1 ano escapa da morte após engasgar e ser salvo por socorristas da MSVia em MS

DEAM fechará no fim de semana para dedetização; atendimentos serão feitos na DEPAC Centro

JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol

Homem é esfaqueado oito vezes em tentativa de assassinato no Noroeste
