Menu
Busca domingo, 21 de abril de 2019
(67) 99647-9098
Polícia

Frigorífico do interior é autuado por causar poluição em córrego

A PMA verificou que o sistema de cuidados e de tratamento de efluentes não estava funcionando adequadamente

14 dezembro 2018 - 10h56Da Redação com Assessoria

Policiais Militares Ambientais (PMA) de Cassilândia autuaram nesta quinta-feira (13) , um frigorífico que funciona na cidade, em virtude de denúncias de que a empresa estaria causando poluição no local e despejando efluentes inadequadamente em um córrego. A PMA realizou vistoria nas instalações da empresa e verificou que o sistema de cuidados e de tratamento de efluentes não estava funcionando adequadamente.

Os policiais verificaram que os dejetos (sangue, miúdos e detritos dos animais) produzidos em excesso caíam dos tanques e escorriam a céu aberto, contaminando o solo, e o material sólido era ensacado em sacas plásticas. O líquido escoava em uma caixa de captação e depois era escoado em dois canos de PVC, sendo lançados diretamente às margens do córrego e consequentemente às águas do córrego Ritinha, afluente do Rio Aporé, sem nenhum tipo de tratamento, havendo contaminação do solo e águas do referido Córrego.

Os funcionários afirmaram que não sabiam que o problema estava acontecendo. As atividades foram paralisadas até a regularização do tratamento dos efluentes. A empresa foi notificada a remover todo o material contaminante em 48 horas. Foi notificada também a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA), bem como o projeto de tratamento de efluentes e os relatórios de monitoramento da água do córrego Ritinha, bem como possíveis danos a flora e fauna, junto ao órgão ambiental.

O frigorífico foi autuado administrativamente e multado em R$ 50.000,00, conforme previsão do Decreto Federal 6.514/2008. A PMA manterá o monitoramento do tratamento de efluentes, para verificar se realmente houve negligência da empresa, ou se o sistema está saturado e não consegue mais dar tratamento à quantidade de efluentes.

pmcg - prestação de contas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia
Casal morre em acidente na MS-164
Polícia
Jovem morre afogado em piscina do Corumbaense Futebol Clube
Polícia
Homem tem mãos decepadas, na fronteira
Polícia
Ministério da Informação no Afeganistão sofre ataque
Polícia
Mulher é assaltada e estuprada em Dourados
Polícia
Ex-nomeado da Segov é investigado por usar telefone em presídio
Polícia
Ex-radialista é morta com 24 facadas pelo sobrinho
Polícia
De "braços abertos", indígena é atropelada em rodovia
Polícia
Bandidos fingem ser clientes e trabalhadores são feitos reféns
Polícia
PMA multa mulher por colocar fogo em vegetação

Mais Lidas

Polícia
Casal morre em acidente na MS-164
Polícia
Homem tem mãos decepadas, na fronteira
Polícia
Ex-radialista é morta com 24 facadas pelo sobrinho
Geral
Meningite mata jornalista conhecido em MS