Menu
Menu
Busca terça, 24 de março de 2026
Gov IPVA Mar26
Polícia

Investigação da Polícia Federal mira esquema eleitoral com indícios de 'rachadinha' no RJ

Policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral, nas cidades de Angra dos Reis, do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora/MG

24 março 2026 - 09h52Vinícius Santos

Investigadores da Polícia Federal deflagraram nesta terça-feira (24) a "Operação Caça Fantasmas", na Câmara Municipal de Angra dos Reis/RJ, para apurar o uso indevido de cargos e recursos públicos para fins de campanha política, com indícios de prática de “rachadinha”.

Na ação de hoje, policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral, nas cidades de Angra dos Reis, do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora/MG. As diligências ocorrem em endereços vinculados aos investigados, incluindo residências, um escritório de advocacia e um gabinete parlamentar na Câmara Municipal de Angra dos Reis.

As diligências apontam indícios de utilização do aparato público para práticas criminosas, com possível nomeação de assessores parlamentares sem efetivo exercício funcional, em contexto que sugere vinculação entre a ocupação de cargos públicos e a obtenção de apoio político e financeiro. 

Apura-se a utilização dessas ligações como mecanismo de sustentação de base política, com indícios de captação e de destinação de recursos à margem dos registros oficiais de campanha.

No âmbito da análise da prestação de contas eleitorais, foram identificados elementos que indicam a ocorrência de declarações ideologicamente falsas, voltadas para a omissão de despesas e para a inserção de informações divergentes da realidade quanto à contratação de serviços e à destinação de recursos durante a campanha eleitoral.

Os dados até então colhidos indicam a possível existência de uma estrutura organizada voltada ao desvio de finalidade na nomeação e na utilização de cargos públicos, com características que se aproximam das práticas de apropriação indevida de recursos públicos e de instrumentalização da função pública para fins privados.

Trata-se, possivelmente, de um ecossistema formalmente instituído e voltado ao aparelhamento de cargos públicos para fins eleitorais, mediante vinculação de pessoas sem efetiva contraprestação laboral, associada à possível exigência de repasse de valores oriundos das remunerações percebidas pelos ocupantes dos cargos, prática comumente conhecida como “rachadinha”.

A Polícia Federal informa que as investigações seguirão com a análise do material apreendido e demais diligências em curso, visando ao completo esclarecimento dos fatos. Os investigados poderão responder, em tese, pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, de peculato-desvio e de abuso de poder político e econômico, sem prejuízo de outras infrações que possam ser identificadas no decorrer das apurações.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Delegacia de Polícia Civil de Dourados
Polícia
A caminho do trabalho, jovem tem nágedas tocadas por ciclista em Dourados
DEPCA atuou diretamente no caso
Polícia
Acusado de crime sexual contra menor em MS é preso em ação conjunta na Bahia
PM foi acionada para o local | Imagem ilustrativa
Polícia
Corpo é encontrado com marcas de tiro próximo ao Inferninho
Marcelo morreu em acidente de moto
Polícia
Motociclista que morreu na Serra de Maracaju tinha 19 anos
Autor portava diversos modelos de faca
Polícia
Homem é preso com faca durante briga com médica na UPA Coronel Antonino
Incêndio atinge prédio abandonado de motel em Campo Grande
Polícia
Incêndio atinge prédio abandonado de motel em Campo Grande
Canivetes foram apreendidos pela equipe da Polícia Militar
Polícia
Três alunos são flagrados com canivetes em escola de Campo Grande
Passageiro é preso com artefatos explosivos em ônibus em Ribas do Rio Pardo
Polícia
Passageiro é preso com artefatos explosivos em ônibus em Ribas do Rio Pardo
Delegacia de Atendimento à Mulher em Três Lagoas
Polícia
Homem é preso por intimidar ex-companheira com cortes de energia
O acidente aconteceu nesta segunda-feira
Polícia
Homem é encontrado morto ao lado de moto em rodovia

Mais Lidas

Soldado de 18 anos morre durante treino de corrida do Exército
Brasil
Soldado de 18 anos morre durante treino de corrida do Exército
Tiroteio termina com duas pessoas feridas em Campo Grande
Polícia
Tiroteio termina com duas pessoas feridas em Campo Grande
Bombonato morreu com um tiro na boca
Polícia
Trabalhador é morto enquanto aguardava pagamento em fazenda de Rio Verde
Canivetes foram apreendidos pela equipe da Polícia Militar
Polícia
Três alunos são flagrados com canivetes em escola de Campo Grande