Menu
Menu
Busca sexta, 16 de janeiro de 2026
Polícia

JD1TV: 'Esse neguinho é confusão', árbitro denuncia médico do Costa Rica por racismo

A fala foi gravada por jornalistas durante a nona rodada do Campeonato Estadual de Futebol

13 março 2024 - 09h04Brenda Assis     atualizado em 13/03/2024 às 09h20

O árbitro Rosalino Francisco Sanca, designado como quarto árbitro do jogo entre Costa Rica Esporte Clube (CREC) e o Operário Futebol Clube, pela nona rodada do Campeonato Estadual Sul-mato-grossense de Futebol Profissional Série A – Edição 2024, foi alvo de racismo durante a disputa realizada no dia 3 de março. Imagens, gravadas por jornalistas que estavam no local, captaram o momento em que ele é chamado de ‘neguinho’.

Conforme as informações do boletim de ocorrência, o fato aconteceu após o árbitro pedir para que um homem se retirar da tenda designada à arbitragem. Ele estaria sentado em uma cadeira, alegando que sempre fica na área quando tem jogo.

"Por isso que ninguém gosta de você aqui, pau no cu caralho", disse homem. Observando a cena, o responsável pelas falas racistas fica quieto, em um canto. Quando Rosalino se afasta, falando com o rapaz da confusão, ele acaba soltando a frase: “Ele é confusão esse neguinho, ai. Ele é confusão”.

O autor da fala racista se identificou como médico do time Costa Rica Esporte Clube (CREC), Marcus André dos Santos. A vítima soube do acontecido depois de ser informado, pelos profissionais da imprensa que filmaram a cena.

Rosalino resolveu então procurar a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, onde o caso foi registrado como injuria qualificada pela raça, cor, etnia ou origem. Os fatos serão investigados pelas autoridades policiais.

Assista as imagens:

 

Pedido de punição – Por meio de nota, o Fórum das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul exigiu que o time representado pelo médico tome medidas para responsabilizar Marcus, seja por meio de medidas disciplinares internas ou de acordo com as diretrizes da Federação de Futebol do estado.

Espaço para manifestações – O clube e a Federação foram procurados pelo JD1, mas até a publicação desta matéria não teve retorno.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jovem de Ponta Porã é assassinado na frente da própria casa na fronteira com Paraguai
Polícia
Jovem de Ponta Porã é assassinado na frente da própria casa na fronteira com Paraguai
Imagem de agentes da Polícia Federal
Polícia
Três são presos por falsificação por fraude migratória em Ponta Porã
Suspeito foi preso pela PM
Interior
Frentista é atacado com chave de rodas por borracheiro em posto de Três Lagoas
Viatura PCMS -
Polícia
Investigação sobre assassinato com golpes de pá em Campo Grande é arquivada
Caminhão e as drogas foram apreendidos
Polícia
Polícia encontra drogas misturadas em alimentos e prende caminhoneiro no Jd. Noroeste
Idoso cai de telhado e morre 13 dias após ficar internado em hospital na Capital
Polícia
Idoso cai de telhado e morre 13 dias após ficar internado em hospital na Capital
Carnes estavam impróprias para consumo
Polícia
Açougueiro é preso e polícia recolhe duas toneladas de carne impróprias no Rita Vieira
Shopping fica em região nobre de Campo Grande
Polícia
Mulher intimida clientes e causa transtorno com atos obscenos em shopping da Capital
Motos apreendidas - Foto: Divulgação
Polícia
Polícia desmantela esconderijo de motos furtadas no bairro Nhanhá e prende casal
Dupla em caminhonete joga 'coquetel molotov' e atira contra casa no Estrela Dalva
Polícia
Dupla em caminhonete joga 'coquetel molotov' e atira contra casa no Estrela Dalva

Mais Lidas

Foto: PMCG
Cidade
Funesp abre processo seletivo com salários de até R$ 6 mil em Campo Grande
Foto: Reprodução
Geral
Vídeo: Henri Castelli tem convulsão durante prova do líder no BBB
Imagem ilustrativa
Polícia
Homem morre em confronto com o Batalhão de Choque em Campo Grande
Motos apreendidas - Foto: Divulgação
Polícia
Polícia desmantela esconderijo de motos furtadas no bairro Nhanhá e prende casal